quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Maringá é a terceira melhor cidade em saneamento básico em todo o Brasil



Segundo o ranking do Instituto Trata Brasil, divulgado na terça-feira (01/10), Maringá  é a terceira melhor cidade em saneamento básico em todo o Brasil. É a primeira do Estado e do Sul do país nos serviços de água tratada, coleta e tratamento do esgoto doméstico. 

O ranking também evidencia outros municípios paranaenses entre os 100 melhores em saneamento básico no País.Curitiba tem os melhores índices de saneamento entre as capitais brasileiras Londrina ficou na 11ª. posição, Ponta Grossa ocupa o 18º. lugar, Foz do Iguaçu está em 31º., Cascavel, aparece em 45º lugar, e São José dos Pinhais, em 54º. 

A média nas 100 maiores cidades é de 92,2% com água tratada e 61,4% com coleta de esgoto. No Brasil, a média é de 82,4% pra o atendimento com água tratada e 48,1% no atendimento em coleta de esgoto, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico (SNIS).

O estudo do Trata Brasil comprova o que os dados da Sanepar já mostravam. A companhia paranaense antecipou em oito anos o cumprimento da meta prevista em contrato e, em setembro de 2012, passou a oferecer o serviço de coleta e tratamento de esgoto para 90,21% dos imóveis localizados em Curitiba. A meta estabelecida no contrato assinado em 2001 previa a elevação do nível de atendimento com os serviços de coleta e tratamento de esgoto, no mínimo para 90%, em dezembro de 2020. 

Elaborado com base nos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico, o levantamento do Trata Brasil mostra a situação do saneamento básico nas 100 maiores cidades do país. Até a posição número 32, todas as cidades da Região Sul que aparecem no ranking são do Paraná. 

Fonte:AEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário