quinta-feira, 23 de maio de 2013

Paraná garante tratamento a pacientes com câncer em menos de dois meses


Todos os estados deverão, a partir de quinta-feira (23), ofertar tratamento aos pacientes com câncer em no máximo 60 dias após o diagnóstico da doença. A nova determinação, baseada na lei federal 12.732/12, não terá tanto impacto no Paraná, por que a rede organizada pela Secretaria de Estado da Saúde permite o início do tratamento em prazo menor.

O secretário estadual da Saúde em exercício René Santos explica que a estrutura existente no Estado é capaz de atender rapidamente a demanda de oncologia e os serviços de referência estão bem distribuídos em todas as regiões. Das 22 unidades de referência, cinco são Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) e 17 são Unidades de Assistência de Alta Complexidade (Unacon).

O secretário enfatiza que neste momento o principal desafio é o diagnóstico precoce. “Quando o diagnóstico da doença acontece tardiamente, o tratamento é mais demorado e a cura se torna mais difícil, o que também impacta no custo total da assistência ao paciente com câncer”.



ARTICULAÇÃO – Para que o diagnóstico seja precoce e o tratamento em tempo oportuno, a Secretaria da Saúde orienta que os municípios trabalhem articulados com os serviços de referência oncológica (Unacons e Cacons), facilitando o encaminhamento de pacientes. O Governo do Estado também está ampliando a capacidade de coleta e realização de biópsias em todas as regiões. 

“Estamos capacitando os profissionais da atenção primária para ficarem mais sensíveis e encaminharem qualquer suspeita aos profissionais especializados. Com isso, esperamos identificar com mais agilidade a doença, o que contribui muito para o sucesso do tratamento”, afirma a superintendente de Atenção à Saúde, Márcia Huçulak.

Fonte:AEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário