quinta-feira, 9 de maio de 2013

Em audiência pública, Quinteiro discute Lei do Incentivo ao Esporte no Paraná



Foi discutido ontem (08), em audiência pública no Plenarinho da Assembleia Legislativa, realizada pela Comissão de Indústria e Comércio, a proposta da Lei do Incentivo ao Esporte no Paraná.

O projeto de Lei de Incentivo foi elaborado originalmente pelos deputados Ney Leprevost (PSD), André Bueno (PDT), e pelos ex-parlamentares Cesar Silvestri Filho e Reni Pereira, que se elegeram prefeitos de Guarapuava e Foz do Iguaçu, respectivamente. Mas, conforme o entendimento da Procuradoria Geral do Estado, por questões constitucionais, esta proposta poderia ser feita exclusivamente pelo Poder Executivo. Sendo assim, o secretário de Esportes Evandro Rogério Roman, disse que o Governo do Estado pretende enviar a mensagem em no máximo 20 dias à Assembleia Legislativa. “Estamos tendo uma parceria republicana nesta lei. Imagino que no prazo de 20 dias ela já seja enviada para a Assembleia. Muitos talentos se perdem pela falta de apoio. E o governador é um amante do esporte e tem todo o interesse na agilidade desta iniciativa”, afirmou.


Para o deputado e vice-presidente da Comissão de Indústria e Comércio da Casa, Wilson Quinteiro, esta é uma lei de renovação, que insere o esporte em com grande contexto no Estado: “Com esta lei, cria-se um novo programa de Estado, marcando um novo tempo para os atletas do Paraná, e isto é muito importante, pois a prática esportiva tem um poder transformador na vida das pessoas”, falou.

“O projeto é um sonho dos paranaenses. E temos no Estado atletas olímpicos. O empresário vai poder repassar dos seus impostos o incentivo aos esportistas. É praticamente o mesmo projeto elaborado pelos deputados, sendo formalmente encaminhado pelo governo. O importante é que deverá ser apreciado em breve”, ressaltou o presidente da Comissão de Indústria e Comércio, deputado André Bueno.


A reunião contou ainda com a participação de atletas; representantes de diversas entidades esportivas, além da presidente da Federação Paranaense de Ginástica, Vicélia Ângela Florenzano; do advogado especialista em direito esportivo Heraldo Panhoca; da ginasta olímpica Danielle Hipólito; do secretário da Fazenda Luiz Carlos Hauly, do deputado Alceu Maron (PSDB) e do deputado federal baiano e ex-boxeador Acelino Popó Freitas, que contou um pouco das dificuldades enfrentadas como atleta, em especial diante da falta de apoio e de incentivo durante o início da sua carreira. “É importante que o Paraná discuta esta iniciativa. Que as pessoas abracem a causa, uma vez que o incentivo virá das empresas. Isso vai ajudar crianças, jovens, vários atletas. Agradeço a oportunidade de vir falar um pouco sobre a minha trajetória e contribuir para reforçar a necessidade de termos leis que ajudem e beneficiem os nossos esportistas”, disse Popó.


Matéria escrita com informações da assessoria da Alep.

Nenhum comentário:

Postar um comentário