sexta-feira, 17 de maio de 2013

Flávio Arns afirma que Ceasas do Paraná são referência em qualidade


O governador em exercício e secretário da Educação, Flávio Arns, participou nesta quinta-feira (16/05), em Curitiba, da abertura do HortiFruti Brasil Show 2013. Na feira, haverá espaço para discussão do abastecimento do mercado consumidor com alimentos seguros e saudáveis. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Centrais de Abastecimento (Abracen), em parceria com Governo do Estado e Ceasa Paraná, e patrocínio da Agência de Fomento Paraná e Sebrae Paraná. 


“As Centrais de Abastecimento do Paraná são referência de qualificação e qualidade de alimentos e cria mais de 100 mil empregos entre diretos e indiretos, em uma ampla cadeia de agricultores e cooperativas paranaenses”, disse Flávio Arns. Ele destacou que o Governo do Estado busca a melhoria dos serviços a partir da requalificação e modernização das estruturas.

As cinco Ceasas do Paraná, em Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu, comercializam por ano, em média, cerca de 1 milhão de toneladas de hortigranjeiros. “A área de produção está se modernizando, ampliando sua produtividade no campo. Precisamos trazer esses benefícios para os mercados, as suas estruturas”, disse o secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, lembrando que as Ceasas do Paraná já têm 40 anos. 

PARCERIAS – Entre essas estratégias está a parceria de trabalho feita com o Sebrae Paraná e empresários da região da Emilia Romagna, da Itália. Recentemente um grupo de produtores, atacadistas e técnicos da Ceasa Paraná estiveram em Bologna, conhecendo o sistema operacional Centro de Abastecimento Agroalimentar – CAAB, conhecido como um dos mais eficientes da Europa. 




O diretor-presidente da Ceasa Paraná, Luiz Dâmaso Gusi, explicou que as primeiras reformas estruturais das unidades atacadistas no Estado começarão por Maringá, seguindo padrões de maior eficiência logística. “Estamos fazendo parcerias estratégicas buscando capacitar não só produtores, atacadistas, mas também o comércio para beneficiar todos os segmentos envolvidos neste processo”, disse o diretor presidente da Ceasa Paraná. 

Antes da abertura oficial, o governador em exercício e os mais de 500 participantes entre produtores, atacadistas, diretores e técnicos das Ceasas de vários estados e estudantes, assistiram a palestra do médico Dráuzio Varella, que falou sobre vida saudável e alimentos saudáveis. 

HORTIFRUTI - Além das palestras e discussões técnicas, painéis e oficinas tecnológicas, os participantes do HortiFruti Brasil Show terão oportunidade de conhecer novos equipamentos, máquinas, serviços, tecnologia para a toda a cadeia produtiva de hortigranjeiros e flores, com a participação de 39 empresas. “Estamos abrindo também este espaço para que o produtor e o atacadista permissionário possam trabalhar com mais qualidade e eficiência”, afirmou o diretor-presidente da Ceasa. 

O evento segue até sábado (18), na Ceasa Curitiba, no bairro Tatuquara, conta ainda com um Fórum Internacional para discussão sobre os desafios do setor de hortifrutigranjeiros, a partir da apresentação da experiência italiana da Região da Emilia Romagna – referência nesse segmento. O Fórum também discutirá o projeto de modernização da Ceasa-PR, demandas do mercado varejista e o cooperativismo como ferramenta de organização do setor. 

Mais informações pelo endereço eletrônico www.hortifrutibrasilshow.com.br 

Fonte:AEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário