terça-feira, 2 de abril de 2013

Quinteiro debate implantação da Defensoria Pública do Paraná



Durante audiência pública realizada na manhã desta terça-feira (2), sobre a implantação e fortalecimento da Defensoria Pública do Paraná, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Wilson Quinteiro que é membro da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Casa, sugeriu diversas ações que podem ser adotadas pela instituição para aproximação da justiça à comunidade.



Segundo o deputado, o trabalho da Defensoria Pública é fundamental para distribuição da justiça no Estado, pois é o instrumento de acesso a muitos cidadãos. “Após 23 anos de luta, estamos buscando de uma forma muito própria, aproximar a justiça da população”, falou. Quinteiro aproveitou o momento para sugerir diversas ações que podem ajudar no resgate da cidadania dos paranaenses, como atendimento itinerante no interior do Estado, parcerias com universidades, bem como interiorização do Procon estadual, ações civis públicas de interesse coletivo, e atendimento nas comunidades tradicionais para regularização fundiária, segundo ele, a Defensoria pode atender além de questões criminais e de família.



A reunião que foi promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia, contou também com a participação de membros do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação Nacional dos Defensores Públicos, e outras entidades representativas ligadas aos direitos humanos. A defensora pública geral do Estado, Josiane Fruet Lupion, destacou o processo de implantação da Defensoria Pública e o esforço que vem sendo feito. “Acho excelente a iniciativa da Comissão de Direitos Humanos em debater o assunto. Temos mais de duas décadas de atraso em relação à Defensoria Pública. E estamos recuperando o tempo perdido”, afirmou.


Matéria redigida com informações da assessoria de comunicação da Alep.

Nenhum comentário:

Postar um comentário