terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

UEM inaugura núcleo de telemedicina no Hospital Universitário


O Hospital Universitário Regional de Maringá inaugurou o núcleo da Rede Universitária de Telemedicina (Rede Rute), e passou a fazer parte da rede de 73 núcleos em hospitais universitários e de ensino do Brasil. Os núcleos são dotados de equipamentos de ponta para comunicação em tempo real e são conectados à infraestrutura de rede de alto desempenho, operada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que coordena o projeto. 

A solenidade de inauguração, na sexta-feira (15) contou com a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, por videoconferência. A cerimônia foi feita diretamente do núcleo de telemedicina do Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), que também foi inaugurado. 

Atualmente, a rede possui 50 grupos de interesse especial em várias especialidades e subespecialidades da saúde, com 600 sessões por ano de vídeo e webconferências. A cerimônia homologou outros três núcleos: da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (INTO/RJ); e do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC – Centrinho), também da USP. 

A Rede Rute promove integração e conectividade, disseminando atividades de pesquisa e desenvolvimento das instituições participantes. A utilização de serviços avançados de rede promove o surgimento de novas aplicações e ferramentas que explorem mecanismos inovadores na educação em saúde, na colaboração a distância para pré-diagnóstico e na avaliação remota de dados de atendimento médico. 

No Hospital de Maringá, a coordenação da Rede Rute ficará a cargo de Paulo Roberto Donadio. O reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, destacou o papel essencial que a rede terá na formação de profissionais de qualidade e no atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A superintendente do hospital, Magda Lúcia Félix de Oliveira, reiterou a importância da nova tecnologia, não apenas para os procedimentos hospitalares, mas também na qualificação da educação básica. 

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lembrou que, por mais avançada que seja a tecnologia, o que ainda faz a diferença é a experiência concreta dos profissionais e as maneiras como eles se utilizam dessa tecnologia. Segundo Padilha, a Rede Rute já se mostrou útil e eficaz para a troca de experiências e discussão de casos e condutas, no caso do incêndio da boate Kiss, em Santa Maria (RS).

Fonte:AEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário