segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Nova Mesa Executiva é empossada na Assembleia Legislativa


A nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Paraná foi empossada nesta segunda-feira (4), durante sessão solene realizada no Plenário da Casa, conforme estipula o Regimento Interno do Legislativo, em seu art. 2º, inciso I e § 1º. Na ocasião foram instalados os trabalhos da Terceira Sessão Legislativa da 17ª Legislatura, e apresentada a mensagem do Governo estadual, cumprindo disposição do art. 87 da Constituição do Paraná.

Na mensagem governamental o Executivo faz uma prestação de contas do exercício de 2012, expondo a situação do Estado. O vice-governador Flávio Arns, que representou o governador Beto Richa na solenidade, cumprimentou os parlamentares e elogiou a atuação da Assembleia. Segundo Arns, o sucesso, o diálogo e o entendimento são marcas do Poder Legislativo paranaense, características que deseja que continuem presentes no trabalho institucional.

O vice-governador fez ainda em Plenário uma breve apresentação das prioridades do Governo, destacando que o Paraná registra significativa redução nos índices de mortalidade materna e de mortalidade infantil. Na avaliação de Arns, esses números demonstram a preocupação do Estado com a qualidade de vida dos paranaenses, bem como os investimentos que estão sendo feitos na Educação, na Segurança e no incentivo à agricultura familiar, entre outras áreas.

Modernização – Em seu pronunciamento em Plenário, o deputado Valdir Rossoni (PSDB), que foi reconduzido ao cargo de presidente da Casa para a gestão 2013/2014, garantiu que vai dar continuidade às medidas de transparência e modernização iniciadas em fevereiro de 2011. O presidente destacou ainda que a chapa que assume a Mesa Executiva neste momento é resultado de um amplo diálogo e da construção de um entendimento com as bancadas no Legislativo.


A solenidade contou com as presenças do desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça; do procurador-geral de Justiça do Ministério Público, Gilberto Giacóia; da secretária Fernanda Richa, da Família e Desenvolvimento Social; do conselheiro Ivan Bonilha, corregedor-geral do Tribunal de Contas; e do vereador Pierpaolo Petruzziello, representando a Câmara Municipal de Curitiba, entre diversas outras autoridades, familiares e convidados.

Consolidação  A Mesa Diretora da Assembleia é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Casa. Compõe-se da Presidência (presidente e três vice-presidentes) e da Secretaria — formada por cinco secretários. O presidente da Casa é o representante máximo do Parlamento estadual junto à sociedade. Ele representa a Assembleia quando a instituição se pronuncia coletivamente e supervisiona seus trabalhos e sua ordem, define a pauta do Plenário e convoca e preside as sessões. Entre as atribuições do presidente, está a de substituir o governador do Estado, na ausência do vice.

A nova Mesa Executiva, eleita ainda em 16 de outubro do ano passado, ficou constituída da seguinte forma:

Presidente: deputado Valdir Rossoni (PSDB)

1º Vice-presidente: deputado Artagão Júnior (PMDB)

2º Vice-presidente: deputado Douglas Fabrício (PPS)

3º Vice-presidente: deputado Nelson Luersen (PDT)

1º Secretário: deputado Plauto Miró (DEM)

2º Secretário: deputado Ademir Bier (PMDB)

3º Secretário: deputado Gilson de Souza (PSC)

4º Secretário: deputado Fábio Camargo (PTB)

5º Secretário: deputado Gilberto Ribeiro (PSB)

Ao encerrar a solenidade de abertura do ano legislativo, o presidente da Assembleia convocou os parlamentares para a sessão ordinária de terça-feira (5).





Fonte: Alep
Foto:Sandro Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário