sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Secretário de Relações com a Comunidade traz Programa Brasil Quilombola ao Paraná


Foi publicado no dia 30 de dezembro de 2011 no Diário Oficial da União um termo de cooperação técnica de articulação de políticas públicas entre o Governo Federal e o Governo Estadual para as comunidades quilombolas no Paraná através do Programa Brasil Quilombola (PBQ).
Este termo foi firmado por proposição do secretário de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro e foi assinado pelo governador do estado Beto Richa, pela Ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial Luiza Bairros e pelo secretário Quinteiro.
“Este é um momento de resgate histórico para o Paraná, um exemplo de sensibilidade social e humanística do governo Beto Richa” comentou o secretário de Relações com a Comunidade.
O governador Beto Richa disse que as comunidades quilombolas muito contribuíram para o desenvolvimento do estado, e que este acordo é apenas um exemplo das políticas públicas que o governo vem realizando para esta e todas as outras comunidades tradicionais do estado. “Neste novo momento da história do Paraná estamos trabalhando para garantir políticas públicas ideais para os quilombolas, para os indígenas e todas as outras comunidades tradicionais do estado”, comentou.
Com a oficialização desta parceria entre a União e o Estado, a Secretaria Especial de Relações com a Comunidade (SERC) torna-se coordenadora do programa no Paraná, articulando junto das demais secretarias de Estado um grupo de trabalho para a implementação de políticas públicas para as 36 comunidades quilombolas certificadas pela Fundação Palmares no Paraná.
Para os assessores da SERC e coordenadores estaduais do PBQ, Adair José Bernardinho e Clemilda Santiago Neto, a assinatura desse acordo demonstra o compromisso do governo Beto Richa em implementar políticas públicas para as comunidades quilombolas. “É um avanço significativo nas políticas sociais na história do estado” comentou Bernardinho.
PROGRAMA- O PBQ é um programa da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), criado em 2004 com o maior conjunto de ações já definido por legislação para atender as comunidades remanescentes de quilombos no Brasil.
As metas e recursos do PBQ envolvem 23 ministérios do Governo Federal, além de empresas de economia mista, comprometidos com a melhoria da qualidade de visa desta população. No Paraná, 18 secretarias e empresas de economia mista como Sanepar, Copel e Cohapar fazem parte do programa. Os principais objetivos são: a garantia do acesso à terra; ações de saúde e educação; construção de moradias, eletrificação; recuperação ambiental; incentivo ao desenvolvimento local; pleno atendimento das famílias quilombolas pelos programas sociais, como o Bolsa Família; e medidas de preservação e promoção das manifestações culturais quilombolas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário