segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Mais de 90% dos maringaenses são felizes, aponta pesquisa

Segundo levantamento realizado em parceria pela Acim e UEM, saúde e relacionamentos são as principais razões para felicidade dos moradores.

A maioria dos maringaenses se considera feliz, aponta pesquisa realizada em dezembro pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) e pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). No total, 93,1% dos 540 entrevistados deram notas altas à pergunta: “de zero a dez, como você avalia sua felicidade?”.
O principal motivo para felicidade também é avaliada pela pesquisa. 54,4% dos entrevistados consideraram a saúde da família como prioridade para definir o estado. Em seguida está o relacionamento com família ou vizinhos com 24,4%. Amor (5,3%), viver em Maringá (4,7%) e situação econômica (4,1%) aparecem em seguida no terceiro, quarto e quinto lugares no ranking.
Os maringaenses deram nota de zero a dez para o estado de felicidade e um índice foi gerado a partir dos dados coletados. Notas de zero a quatro são relacionadas à infelicidade; cinco é considerada pontuação neutra e de seis a dez são relacionados à felicidade. Em dezembro, o índice maringaense foi 8,32. O maior índice registrado em 2011 foi 8,66 em agosto. Apenas 3,3% dos maringaenses estão infelizes.
Segundo o professor Joilson Dias, que coordena o estudo, Maringá é o único Município do mundo que avalia mensalmente a felicidade da população. Esse levantamento é feito desde 2005.

FONTE: Gazeta Maringá

Nenhum comentário:

Postar um comentário