quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Fazenda inicia postagem de boleto do IPVA

A Secretaria de Estado da Fazenda iniciou nesta segunda-feira (16/01) a postagem de 3,7 milhões de boletos bancários para o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) 2012. Os primeiros a receber o documento são os proprietários de veículos com placas com final 1, 2 e 3. No vencimento, é possível realizar o pagamento integral com desconto de 5%.

O governo estadual manteve a mesma alíquota praticada nos últimos anos. São 2,5% para veículos em geral e 1% para ônibus e caminhões. Proprietários de veículos usados deverão pagar, em média, 6% a menos que no ano passado, em função da desvalorização dos automóveis. O valor de referência é a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Segundo a Inspetora Geral de Arrecadação da Secretaria da Fazenda, Suzane Dobjenski, neste ano o Estado assumiu a emissão dos boletos, enquanto em 2011 o Banco do Brasil foi responsável pela remessa.

De acordo com ela, o Paraná deve arrecadar R$ 1,65 bilhão com a frota existente. A estimativa de arrecadação para 2012, no entanto, é de R$ 1,9 bilhão, por causa da entrada dos veículos novos no mercado e do pagamento de débitos atrasados.

O calendário para pagamento à vista vai de 8 a 24 de fevereiro. A partir de março, começa o pagamento para quem optar pelo parcelamento; sempre no mesmo dia, as parcelas têm vencimento programado para março, abril, maio, junho e julho. A tabela, também de acordo com o final da placa, vence entre os dias 12 e 23 de cada mês.

RECOLHIMENTO – O recolhimento do IPVA pode ser feito, prioritariamente, nos bancos do Brasil e Itaú. Nessas duas instituições, basta apresentar o número do Renavan. Quem preferir pagar em qualquer outro banco, ou na rede de casas lotéricas, deve usar o boleto enviado pelo Correio, desde que esteja com o endereço residencial atualizado no Detran.

Caso o contribuinte não receba o boleto, ou queira antecipar o pagamento, pode imprimir a guia de recolhimento ou ficha de compensação pelo site http://www.fazenda.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=416. Na mesma guia aparecem também eventuais débitos anteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário