quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Quinteiro participou..

Governador libera licenças para instalação de 10 PCHs



O governador Beto Richa entregou nesta quarta-feira (11), em Curitiba, nove licenças ambientais prévias e uma licença de instalação para a construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) em rios do Estado. No total, o potencial de geração de destes empreendimentos hidrelétricos pode chegar a 82,2 megawatts – quantidade referente ao consumo de até 100 mil pessoas. O investimento é estimado em R$ 450 milhões.

A entrega de licenças para a construção e o funcionamento das PCH´s no Paraná estava suspensa desde 2003 pelo Governo do Estado. “Investimentos em energia elétrica são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do Estado, com resultados positivos a partir de oportunidades de empregos, geração de renda e riquezas”, disse o governador.

No início de 2011, Richa determinou ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP) a retomada das análises dos pedidos de licenciamentos ambiental e de construção. De acordo com o órgão, 114 pedidos aguardam para serem analisados. “Em anos anteriores, o governo esteve paralisado e mostrou que era governado por uma visão fundamentalista e radical. Isso trouxe muitos prejuízos para os paranaenses”, destacou Richa.

O governador lembrou que o Estado trabalha integrado com o setor produtivo. “Em 2011, o Paraná registrou crescimento de 5,6%, maior índice dos últimos anos, e foram gerados 157 mil empregos com carteira assinada”, destacou. Ele também reforçou a retomada do processo de industrialização, que exige disponibilidade de energia.

Os novos investimentos serão instalados nos municípios de Doutor Ulysses, Cerro Azul, Nova Cantu, Laranjal, Altamira do Paraná, Mato Rico, Palmital, Roncador, Prudentópolis, Turvo, Guarapuava, Clevelândia e Santa Fé. “As localidades em que as pequenas centrais irão se instalar apresentam um baixo índice de desenvolvimento humano”, afirmou Richa.
MEIO AMBIENTE - Atualmente estão instaladas no Paraná 30 pequenas usinas. Para o secretário do Meio Ambiente, Jonel Iurk, a questão de energia é vital para o desenvolvimento e bem estar de toda população. “A geração de energia tem um potencial muito grande a ser utilizado dentro de critérios ambientais. Portanto, a retomada das licenças ambientais significa oportunidade de desenvolvimento industrial e até a melhoria da qualidade ambiental”, afirmou.

As nove licenças ambientais prévias, concedidas após o estudo de viabilidade do projeto, são para pequenas centrais hidrelétricas que serão construídas nas bacias hidrográficas: Ribeira (rio Turvo - PCH das Almas, PCH Ribeirão Bonito, PCH Cachoeira Brava); Piquiri (rio Cantu - PCH Cantu 1, 2 e 3); Ivaí (rio Marrecas - PCH Confluência); Paraná (rio das Pedras - CGH Enxadrista e no rio São Francisco - CGH São Francisco de Sales). No total, estes empreendimentos terão capacidade de produção de 78 megawatts, equivalente ao fornecimento de energia elétrica para 95 mil pessoas.



A licença de instalação – liberação para o início das obras - entregue nesta quarta-feira é para PCH Rio Bandeirantes do Norte, localizada no rio Bandeirantes do Norte, na bacia Pirapó. A usina produzirá 4,2 megawatts.

Participaram do evento, no Palácio das Araucárias, o presidente da Companhia Paranaense de Energia (Copel), Lindolfo Zimmer; os secretários estaduais Wilson Quinteiro (Relações com a Comunidade) e Ricardo Barros (Indústria, Comércio e Assuntos com o Mercosul); o deputado estadual Alexandre Curi; prefeitos dos municípios de Cerro Azul, Laranjal, Altamira do Paraná, Palmital, Roncador, Guarapuava, Clevelândia e Santa Fé; e representantes dos empreendedores das PCH´s

Nenhum comentário:

Postar um comentário