sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Quinteiro participa da comemoração dos 60 anos da imigração alemã na colônia Entre Rios em Guarapuava


Richa abre comemoração dos 60 anos dos alemães no distrito de Entre Rios


O governador Beto Richa abriu nesta quinta-feira (05/01) as celebrações em comemoração aos 60 anos da chegada de alemães suábios no distrito de Entre Rios, no município de Guarapuava. Richa inaugurou o museu histórico da imigração alemã e destacou o compromisso do governo estadual em fortalecer o agronegócio paranaense para que continue se desenvolvendo e otimizando a produção.



O evento comemorativo, que seguirá até domingo (08), foi organizado pela cooperativa agroindustrial Agrária, que em outubro foi enquadrada pelo governador no programa Paraná Competitivo para a construção de uma nova indústria de processamento de milho no distrito. A Agrária foi fundada pelos imigrantes e atualmente mantém 550 cooperados e 1.200 empregos.
 

“É um privilégio participar da abertura desse evento que marca a saga de um povo que foi importante para o desenvolvimento do Paraná”, disse o governador. Richa destacou ainda as características do programa Paraná Competitivo. “Essa foi a primeira cooperativa a ser beneficiada com os incentivos fiscais oferecidos pelo Estado”, afirmou ele, ao citar que a nova indústria irá gerar anualmente R$ 12 milhões de ICMS ao governo estadual e terá um investimento de R$ 124 milhões.


O presidente da cooperativa Agrária, Jorge Karl, agradeceu a presença do governador e disse que a construção do museu irá preservar a história dos imigrantes. “É a preservação da nossa história. Momento muito importante”, afirmou o presidente. Ele destacou a boa relação da Agrária com o governo estadual e disse que a concessão dos benefícios fiscais irá fomentar o crescimento da cooperativa. “Recebemos um importante apoio do governo, que nos possibilita ser mais competitivo e agregar maior valor aos nossos produtos”, disse ele.





A inauguração da indústria de processamento de milho está prevista para o primeiro semestre de 2013. A cooperativa Agrária já possui quatro unidades industriais: maltaria, rações, moinho de trigo e esmagamento de soja. A nova fábrica que será construída vai produzir 180 mil toneladas por ano de itens como grits e flakes (para indústria cervejeira e alimentícia), fubá, creme de milho e germe e película (para rações animais).





FONTE: AEN


Nenhum comentário:

Postar um comentário