quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Ipem encontra irregularidades em mais uma bomba de combustível de Maringá

Mais um posto foi autuado em Maringá por apresentar irregularidades na bomba de combustível. Quem afirma é o gerente regional do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), Michel Ravazi. Segundo ele, a nona bomba irregular da cidade apresentou uma variação de 1% (a maior encontrada até então), o que corresponde, em um abastecimento de 40 litros, uma redução de 400ml de combustível.

No dia 11 de janeiro, agentes do Ipem já haviam encontrado irregularidades em oito bombas de oito postos da cidade. O maior índice de adulteração na vazão de combustível que foi encontrado foi 0,8%. O instituto encontrou irregularidades no bico das bombas e no eliminador de ar e gás do tanque onde o combustível é armazenado no posto.
Ravazi salienta que essas irregularidades são corriqueiras, encontradas todos os anos nos postos e geralmente ocorridas em virtude de problemas mecânicos. "Quero deixar claro à população que isso nada tem a ver com a fraude do controle remoto encontrada em postos de capitais brasileiras. Se um dia encontrar esse tipo de fraude em Maringá serei o primeiro a chamar a imprensa para esclarecer o fato", afirma.
Em razão dos postos não terem sido ainda condenados e sim apenas autuados, o gerente explica que o Ipem de Curitiba não autoriza a divulgação dos nomes dos postos onde irregularidades foram encontradas.
O Ipem continua o trabalho de fiscalização em toda a região metropolitana de Maringá, que abrange 104 municípios. A previsão é que a fiscalização, iniciada em 2 de janeiro, seja encerrada no final do mês de março. A partir de então, segundo Ravazi, será possível fazer um balanço mais concreto com dados comparativos das irregularidades encontradas nos últimos anos.
Como se defender
O gerente do Ipem informa que o consumidor tem o direito de pedir para que o dono do posto faça o teste de volume para verificar se a quantidade do combustível colocado no tanque é a mesma indicada na bomba.
Telefone para denúncias e reclamações é o 0800-645-0102. Também é possível registrar a reclamação pela internet, no site www.ipem.pr.gov.br, no link 'Ouvidoria'.

FONTE: O Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário