sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Conhecendo Curitiba...

No mês de janeiro a cidade de Curitiba recebe milhares de turistas, muitas pessoas vem frequentemente a capital mas não sabem que existem tantos lugares interessantes para se conhecer. Por isso hoje resolvi escrever aqui sobre os pontos turísticos da capital. São eles:

Bosque do Alemão; Bosque da Fazendinha; Bosque Gutierrez; Bosque Italiano; Bosque do Papa; Bosque Portugal; Bosque Reinhard Maack; Casa Culpi; Capela Santa Maria; Farol do Saber; Fonte de jerusalém; Fonte Maria Lata d'Água; Fonte da Memória; Fonte Mocinha da Cidade; Jardim Botânico/Jardim das Sensações; Memorial Árabe; Memorial de Curitiba ;Mercado Municipal; Museu de história Natural ; Ópera de Arame; Ordem Rosa Cruz; Praça da Liberdade; Parque Bacacheri; Parque da Barreirinha; Parque Barigui; Parque Cambuí; Parque Lago Azul; Parque Passaúna; Parque São Lourenço; Parque Tanguá; Parque Tingui; Parque dos tropeiros; Passeio Público; Praça do Japão ; Praça Tiradentes; Rua 24 horas; Rua da Cidadania; Ruínas de São Francisco; Santa Felicidade; Setor Histórico; Teatro Guaíra; Teatro Paiol; Torre Panorâmica; UFPR; Unilivre; Zoológico/ Parque Iguaçu.

Com certeza, os lugares são muitos e não dá para conhecer todos (pelo menos não em uma única visita), então descreverei uma breve explicação sobre os principais pontos turísticos da cidade.
Para facilitar a vida dos turistas, a URBS criou a Linha Turismo, que é uma linha especial de ônibus que circula pelos principais pontos de Curitiba.Considerada uma das melhores do país, a Linha Turismo circula a cada trinta minutos, percorrendo aproximadamente 45 km em cerca de duas horas e meia.
O roteiro começa na Praça Tiradentes, mas é possível iniciar o trajeto em qualquer um dos pontos.Para embarcar você compra uma cartela com cinco tíquetes no valor de R$ 25,00 e tem direito a um embarque e quatro reembarques.



ROTEIRO:

Parque Tanguá
Foi fundado em 1996. Possui dois lagos e um túnel artificial, pelo qual os visitantes podem passar de barco. É dotado ainda de ancoradouro, ciclovia, pista de corrida, lanchonete e dois estacionamentos para carros.


 Ópera de Arame
Fundado em 1992. É um tetro todo construído com tubos de aço e estruturas metálicas e coberto com placas transparentes de policarbonato, lembrando a fragilidade de uma construção em arame. De forma circular, a edificação é parcialmente circundada por um lago artificial, de maneira que o acesso ao auditório é feito por uma passarela sobre as águas.


Parque São Lourenço
Fundado em 1972, é um dos principais parques da cidade.Sua criação ocorreu após uma enchente do rio Belém, em 1970, que provocou o rompimento da represa de São Lourenço. O Parque foi criado para conter as águas do rio e recuperar a área próxima ao lago formado com a contenção. Possui academia ao ar livre e espaço para leitura.


Unilivre
Fundada em 1992.A Universidade Livre do Meio Ambiente  fica no Bosque Zanielli, em uma área de 37 mil m² cercada por mata nativa. O local foi construído em uma antiga pedreira de granito e conta com um lago de 120 m de extensão. Para chegar à pedreira, os visitantes devem passar por uma passarela que se parece com um túnel no meio da mata. A principal atração do espaço é um mirante de 15 m de altura, que fica no prédio da Unilivre, onde é possível observar a beleza do local de um ponto privilegiado.



Bosque do Alemão
Fundado em 1996, possui várias atrações: Oratório Bach, uma sala para concertos musicais,a Torre dos Filósofos, com um mirante de onde se vislumbra boa parte da área preservada, a  trilha João e Maria, onde as crianças tem a oportunidade de vivenciar um dos mais belos contos infantis, a Casa Encantada, com uma biblioteca infantil, e onde é feita a Hora do Conto para crianças, a Praça da Cultura Germânica, o bosque de mata atlântica nativa preservada com nascentes de água límpida, oportal e a reprodução da fachada da Casa Mila, construção germânica do início do século XX. 


Bosque do Papa
Foi fundado em 1979.O bosque foi criado em homenagem ao Papa João Paulo II, e sedia o Memorial da Imigração Polonesa.


Museu Oscar Niemeyer
Fundado em 2002. Conhecido como museu do olho, a instituição tem como foco as artes visuais, a arquitetura e o design. Pela sua grandiosidade, beleza e pela importância do acervo, atualmente representa uma instituição cultural com projeção nacional e internacional.



Centro cívico
É neste bairro onde se localizam os principais prédios governamentais do estado. O nome Centro Cívico, em seu sentido literal estrito, significa Centro do Cidadão ou, com uma interpretação mais dirigida, centro onde se resolvem os assuntos relacionados ao cidadão.
Prefeitura de Curitiba ( centro cívico).

Passeio Público
É um dos mais importantes símbolos da capital paranaense e uma grande área verde em plena área urbana, que apresenta espécies da fauna e flora paranaenses (ou não), como: sabiá, tico-tico, chupim, sanhaço, garça branca, carvalho, jacarandá, canela, ipé-amarelo, entre outros.


Mercado Municipal
destinado a venda de hortifrutigranjeiros e uma variedade de outros produtos nacionais e importados.

Jardim Botânico
O jardim contém inúmeros exemplares vegetais do Brasil e de outros países, espalhados por alamedas e estufas de ferro e vidro.Atrás dessa estufa está situado o Espaço Cultural Frans Krajcberg, com a exposição permanente "A Revolta", de obras do artista polonês naturalizado brasileiro Frans Krajcberg.Lá também é localizado o  Jardim das Sensações é um espaço onde os sentimentos do visitante são tentados, por meio do contato direto com plantas de diferentes formas, texturas e aromas, é possível ver as cores da natureza, sentir com as mãos a textura, a forma e o tamanho das plantas, ouvir o som da cascata e do vento, sentir o perfume das flores e da vegetação. O percurso pode ser feito com os olhos vendados ou não.



Teatro Paiol
é um espaço cultural e auditório para teatro e espetáculos musicais .



Museu ferroviário



Rua 24 horas
é um espaço coberto, com opções de lazer, comércio e serviços, e que simplesmente não dorme. É ponto de encontro e entretenimento para turistas e curitibanos. Possui revistaria, lojas de roupa e artesanato, lanchonetes, bares, restaurantes, acesso à Internet, farmácia, floricultura e banco 24 horas.

Rua das flores
É um espaço para pedestres no centro de Curitiba. Tem muitas lojas, cafés, um bondinho e outras atrações. As flores são trocadas a cada estação do ano.

Praça Tiradentes
É a praça mais antiga da cidade.


Parque Barigui
Está entre os maiores da cidade, sendo, também, um dos mais antigos. Diversas espécies de animais vivem livres no parque, como aves, capivaras e pequenos roedores.

Torre Panorâmica
Também conhecida como Torre da Telepar ou Torre das Mercês, é uma torre de telecomunicações localizada no bairro das Mercês, com um mirante que possibilita uma ampla visão da cidade.


Santa Felicidade
Colonizada por imigrantes italianos,abriga cerca de 30 restaurantes, alguns com capacidade para mais de mil lugares. Possui, também, vinícolas, cantinas de vinho, lojas de artesanato e móveis de vime e junco.


Parque Tingui
Possui lagos, pontes de madeira cobertas, parque infantil, ciclovia e bastante área verde.


Fica a dica para todos que forem visitar a cidade!
Parabéns Prefeito Luciano Ducci por administrar a bela cidade de Curitiba.


Nenhum comentário:

Postar um comentário