sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Governo vai ampliar Farmácia do Paraná para todo o Estado

O Programa Farmácia do Paraná será ampliado para as 22 regionais de saúde, a partir deste ano. No mês passado, a primeira unidade foi inaugurada em Guarapuava. A Secretaria da Saúde também contratou 87 farmacêuticos para atuarem nas regionais e outras unidades. Com isso, todas as farmácias especiais contam com o profissional para atendimento à população.

“O farmacêutico é fundamental numa equipe de saúde. O Paraná estava com um déficit desses profissionais no serviço público estadual e foi autuado pelo Ministério Público e pelo Conselho Regional de Farmácia por não cumprir a legislação”, disse o secretário estadual Michele Caputo Neto. Nesta sexta-feira (20), é comemorado o Dia do Farmacêutico.

A secretaria da Saúde conta com 446 servidores com essa qualificação na assistência farmacêutica estadual, vigilância sanitária, epidemiológica e ambiental, laboratórios de análises clínicas e de produção de insumos e medicamentos, hemorede e hospitais.

QUALIFICAÇÃO – Para a diretora do departamento de Assistência Farmacêutica da secretaria, Deise Pontarolli, além da estruturação física e melhoria nos ambientes das farmácias, o grande avanço em implantação é a qualificação dos profissionais. “Queremos que o farmacêutico assuma a orientação e os cuidados com o paciente, que precisa de atenção especial”, explicou Deise.

A presidente do Conselho Regional de Farmácia do Paraná, Marisol Dominguez Muro, explicou que a política adotada no atual governo amplia a atuação do farmacêutico no serviço público de saúde além de prever ações para auxiliar os municípios de pequeno porte a fortalecer essa área. Segundo ela, o Paraná conta com 13 mil farmacêuticos e 80% deles estão em atividades de contato direto com a população, como aplicação de injetáveis e orientações com medicamentos. “Queremos que as pessoas tenham um profissional de farmácia de confiança, assim como acontece com médicos e dentistas”, disse Marisol.

FARMÁCIA – Além de estruturar e qualificar as farmácias e almoxarifados das 22 regionais de saúde, o Farmácia do Paraná vai oferecer cursos para capacitação dos profissionais da área dos 399 municípios e implantar incentivo financeiro aos 308 municípios com população abaixo de 20 mil habitantes, para custeio da assistência farmacêutica básica. No ano passado, cerca de 100 farmacêuticos participaram da capacitação oferecida pelo departamento de Assistência Farmacêutica.

Outra meta da Secretaria da Saúde é melhorar a estruturação do Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), para que tenha melhores condições de armazenamento e distribuição dos medicamentos para atender os 87 mil pacientes cadastrados e sua rede de hospitais. No ano passado, foram adquiridos quatro caminhões para distribuição de medicamentos e 20 geladeiras para conservação de vacinas. A qualificação da Rede de Frio é uma das prioridades da secretaria, para garantir a qualidade dos imunobiológicos e possibilitar maior estoque de vacinas nas regionais.

MUNICÍPIOS – Na área de assistência farmacêutica básica, de responsabilidade dos municípios, o governo do Estado também tem atuado para melhorar o atendimento. O Estado mantém a parceria com o Consórcio Paraná Saúde que compra e distribui medicamentos básicos para 389 municípios paranaenses. Em 2011, a Saúde quitou as dívidas com o consórcio que somavam mais de R$ 5 milhões, em janeiro daquele ano.

Em novembro, o Consórcio Paraná Saúde comemorou os 12 anos de atuação no Paraná. Foi lançado o Guia de Medicamentos, para nortear a prescrição adequada e o atendimento de qualidade da população. As regionais de Saúde, unidades básicas, secretarias municipais e profissionais da área receberam exemplares do documento. Também foram distribuídos 312 computadores para os pequenos municípios utilizarem na assistência farmacêutica, com a possibilidade de uso do programa Hórus, do Ministério da Saúde, para gerenciar o elenco da assistência farmacêutica do SUS.

Fonte: AEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário