segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Paraná ganha 60 novos conselhos de segurança

A comunidade paranaense está mais organizada e mobilizada para buscar melhorias e tentar resolver os problemas relacionados à segurança pública. É o que se conclui em uma análise dos dados que envolvem a criação de conselhos comunitários de segurança no estado desde o segundo semestre de 2011. Somente a partir de julho do ano passado foram implantados ou reativados 29 conselhos em todo o Paraná. Para os primeiros meses deste ano estão previstos mais 31, fazendo com que o total de conselhos em atividade chegue em breve a 264.
Segundo a Coordenação Es­­tadual dos Conselhos Comuni­tários de Segurança do Paraná (Conseg), somente em Curitiba estão ativos 40 conselhos dos 75 existentes. A previsão é que até março sejam reativadas as organizações em mais dez bairros, chegando assim a 50 localidades mobilizadas. A maior movimentação, contudo, acontece no interior e na Região Metro­po­litana de Curitiba, onde foram criados ou reativados 24 conselhos, com a perspectiva de chegar a mais 19 municípios nos próximos meses.
Para a coordenadora estadual dos Consegs, Michelle Lourenço Cabral, esse crescimento se deve a um trabalho conjunto entre poder público, órgãos de segurança e comunidade. Desde o ano passado, a coordenação tem estimulado a formação de conselhos através de reuniões com lideranças dos bairros e municípios. “Quando se fala em conselho de segurança, não é apenas brigar por mais policiamento. Estamos falando em desenvolvimento social. Um buraco na rua, um terreno baldio, falta de iluminação, tudo isso é questão de segurança. Se a comunidade se mobilizar, tem melhores condições de cobrar providências”, afirma.

Fonte: Gazeta de Maringá

Nenhum comentário:

Postar um comentário