terça-feira, 25 de junho de 2013

Quinteiro participa de homenagem na Assembleia aos 105 anos da imigração japonesa



Com a presença de um grande número de representantes da comunidade nipo-brasileira, a Assembleia Legislativa realizou sessão solene na tarde desta segunda-feira (24) para lembrar os 105 anos da imigração japonesa no Brasil. A iniciativa do evento foi do deputado Teruo Kato (PMDB), que justificou a proposta destacando a contribuição da colônia nipônica para o desenvolvimento do país, do Paraná e de algumas regiões especiais do nosso estado, além da cultura e da culinária hoje muito presentes na vida de todos os brasileiros.

Para o deputado Wilson Quinteiro esta homenagem é justificada pela imensa contribuição da comunidade japonesa ao desenvolvimento do Brasil.



“O Brasil ofereceu um recomeço aos imigrantes japoneses e em contrapartida eles contribuíram intensamente para o desenvolvimento do país, com sua cultura milenar, marcada pela valorização da honestidade, disciplina e trabalho. O Brasil e o Japão, apesar de tão distantes geograficamente, desfrutam hoje de uma excelente relação diplomática, marcada por intensa cooperação econômica e intercâmbios culturais e esportivos”, afirmou o parlamentar.


Várias personalidades de destaque foram homenageadas no encontro, que serviu também para o lançamento do livro “Imin Sempre”, do jornalista e escritor londrinense Domingos Pellegrini. A obra é especialmente dedicada ao deputado federal Antonio Ueno, morto em 2011 e considerado responsável pela instalação de dezenas de empresas japonesas no Paraná, com excelentes resultados na ampliação do intercâmbio Brasil-Japão. Uma apresentação especial do grupo Wakaba Taiko, de Curitiba, complementou a cerimônia.



Imin Sempre – Idealizado e coordenado por Luiz Carlos Adati e Mahoko Kasuya, com pesquisa e redação de Domingos Pellegrini, o livro enaltece o legado cultural dos imigrantes que aqui chegaram à bordo do navio Kasato- Maru, os laços da amizade Brasil-Japão, a celebração do primeiro centenário da imigração, além de relatar a trajetória de líderes que se destacaram em várias áreas de atividade, como o artista plástico Claudio Seto ou o médico, ex-deputado e coordenador geral da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, Rui Hara. Tudo isso permeado por poemas, hai-kais e gravuras típicas da arte japonesa.


Pela contribuição dada ao desenvolvimento do Estado, a Assembleia homenageou durante a solenidade o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Fernando Eizo Ono; o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Tadaaqui Hirose; o empresário da construção civil de Londrina, Atsushi Yoshii; o empresário industrial e do setor de máquinas em Curitiba, Hirofumi Nakagiri; o industrial do setor metalúrgico de Maringá, João Noma; e o escritor Oscar Fussato Nakasato, vencedor do Prêmio Jabuti de 2012 com o romance “Nihonjin”.


Fonte:Alep


Nenhum comentário:

Postar um comentário