quinta-feira, 13 de junho de 2013

Emprego industrial cresce pelo 19.º mês consecutivo

O emprego no setor da indústria do Paraná registrou a terceira maior expansão no País e o 19º aumento consecutivo. A Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (Pimes), divulgada nesta quarta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou aumento de 0,5% em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado, contra recuo de 0,5% na média brasileira.
A pesquisa avalia dez estados, mais as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. O Paraná ficou atrás apenas de Santa Catarina (1,4%) e Norte e Centro Oeste (1,1%). As principais contribuições vieram dos ramos de fumo (12,3%), têxtil (11,1%), química (4,1%), máquinas e equipamentos (3,0%) e alimentos e bebidas (2%).
"O setor fabril do Estado vem apresentando, desde 2011, bons resultados, na contramão dos índices negativos verificados no País, devido à pífia expansão econômica, atrelada à redução das exportações, por conta da crise internacional, além da orientação macroeconômica contra o investimento mantida pelo governo federal", analisou Ana Silvia Martins Franco, técnica do Núcleo de Macroeconomia e Conjuntura, do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).
Fonte: O diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário