terça-feira, 11 de junho de 2013

Psicultura no Paraná


Hoje cedo me deparei com uma das manchetes de capa da Gazeta do povo "Paraná e Brasil tentam dobrar produção. Projetos dependem de flexibilização nas exigências ambientais", aonde descreve como o consumo do peixe aumentou no Brasil, e como o cultivo desta espécie pode alavancar a economia de várias regiões do Estado.
Com potencial hídrico invejável, o Paraná pretende dobrar o cultivo de peixes das atuais 40 mil toneladas para 80 mil até 2015.
Já havia me atendado a estes dados há algum tempo, e no início do ano em encontro com o secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, apresentei um projeto para  construção de um abatedouro e um frigorífico, para funcionar em formato de cooperativa, em Maringá ou em Engenheiro Beltrão, regiões que são favoráveis a este tipo cultivo,  transformando do local em um polo produtivo e assim favorecer o desenvolvimento socioeconômico da região.
Segundo dados da Gazeta,na região de Cascavel (Oeste), o cooperativismo alavanca a piscicultura. A Copacol, de Cafelândia, começou a investir no setor em 2008 e hoje conta com um dos maiores sistemas integrados de peixe do Brasil.E agora este projeto pretende fortalecer a psicultura da região norte, gerando empregos,fortalecendo a economia, entre outros benefícios.




A

Nenhum comentário:

Postar um comentário