sexta-feira, 30 de março de 2012

SERC desenvolve projeto de desenvolvimento socioambiental para atender a comunidade

Secretário Wilson Quinteiro e o novo colaborador da SERC, o engenheiro de pesca Luiz de Souza Viana.

A secretaria de Relações com a Comunidade - SERC está implementando um novo setor de atuação para trazer benefícios à comunidade, o desenvolvimento socioambiental nas áreas rurais e urbanas, que serão baseados em três projetos de solução ambiental: cavas sociais em regiões urbanas; aqüicultura familiar e repovoamento dos rios.
O projeto das cavas sociais tem como o público-alvo regiões urbanas, com ênfase em regiões metropolitanas, onde transformarão as cavas, locais que atualmente são pontos de tráfico de drogas, descarte de lixo, em lugar revitalizado, fornecendo  uma opção de fonte de renda alternativa através da pesca para os moradores locais, além de proporcionar lazer e um local agradável para a população.
As regiões rurais serão contempladas pelo projeto “Aqüicultura Familiar”, que será baseado no desenvolvimento social para as comunidades tradicionais do estado, principalmente os pescadores artesanais, faxinalenses, ilhéus, ribeirinhos, quilombolas, indígenas e também os pequenos produtores rurais que possuem em suas propriedades viveiros escavados e lagos.
O repovoamento dos rios está ligado à questão ambiental, devido à escassez de peixes nos rios de todo o estado. Será realizada a distribuição de alevinos de espécies nativas no ambientes aquáticos, estimulando o comércio local, o turismo e o lazer.
Esta iniciativa da SERC será gerenciada pelo engenheiro de pesca Luiz de Souza Viana que foi cedido pela emater para realização de projetos de piscicultura na secretaria, e irá integrar uma parceira entre as secretarias de agricultura, família e desenvolvimento social, ciências,tecnologia e ensino superior, emater, administração, e também universidades através do projeto Universidade em Ação que atende municípios que tem baixo IDH e empresas privadas que desenvolvem ações de responsabilidade socioambiental. Para o secretário de Relações com a Comunidade Wilson Quinteiro estes projetos são mais um canal para a promoção políticas públicas às comunidades mais necessitadas e também para a preservação do meio-ambiente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário