quarta-feira, 14 de março de 2012

Quinteiro participa: lançamento do programa Família Paranaense

Richa lança programa social para atender 100 mil famílias


O secretário de Relações com a Comunidade Wilson Quinteiro participou na manhã desta quarta-feira (14/03), em Curitiba, do lançamento do programa Família Paranaense. O programa é uma  iniciativa da secretária da família e desenvolvimento Fernanda Richa e do governador Beto Richa e tem como objetivo reduzir o grau de vulnerabilidade social de 100 mil famílias de cerca de 300 municípios até 2014.
Para o secretário  Wilson Quinteiro, o governo Beto Richa está sendo um exemplo de integração entre as secretarias, lembrando que o Paraná em Ação que é realizado por sua pasta, também beneficiará as famílias do novo programa de Fernanda Richa, trazendo cada vez mais benefícios a comunidade.



O programa intersetorial, que será coordenado pela Secretaria da Família, envolve 17 áreas do Governo do Estado, que vão atuar em ações planejadas, atendendo a necessidade de cada família e as peculiaridades do município que o receberá. “Esse programa irá garantir a proteção social da população mais carente, com o acesso a serviços públicos de qualidade, inclusão social e, principalmente, capacitação profissional”, disse o governador.


O governador explicou que a principal característica da proposta é garantir autonomia e a independência aos atendidos. “Esse é um programa com porta de entrada e saída, sem caráter assistencialista e sim com oferta de oportunidades”, afirmou o governador. “Vamos apoiar as famílias para que sejam protagonistas do seu destino”, completou Fernanda Richa, ressaltando que o Família Paranaense é uma ação conjunta de diversos órgãos de Estado.


Beto Richa afirmou que é inadmissível que um terço da população paranaense viva em municípios com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) inferior a média brasileira. Por isso, destacou ele, todos os setores do governo estadual devem concentrar esforços na melhoria da qualidade de vida das famílias paranaenses e combate à pobreza. Ele disse que o trabalho social que realizou como prefeito de Curitiba permitiu tirar 60% da população mais carente da cidade da condição de extrema pobreza.


REDE SOCIAL - A secretária Fernanda Richa informou que as famílias podem permanecer por dois anos no programa. Neste período, serão integradas à rede social de atendimento dos municípios e às políticas públicas do Estado para a área social.


O programa Família Paranaense trabalhará com seis eixos principais: Assistência Social, Habitação, Educação, Saúde, Agricultura e Trabalho. Além disso, abrange também medidas nas áreas de segurança pública, meio ambiente, cultura e esporte. Entre as ações previstas estão a construção, reforma e implantação de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que são a porta de entrada do programa.


Na área habitacional, haverá a urbanização integral dos territórios escolhidos, com melhora ou substituição de casas, titulação da terra e obras de pavimentação, água e esgoto. Além disso, o Estado vai investir na construção e reforma nas escolas, com foco no ensino profissionalizante. Na área de saúde, a prioridade é a construção e reforma de unidades de saúde para a ampliação da oferta de serviços e inclusão de gestantes e crianças no programa Mãe Paranaense.


O programa também prevê medidas de complementação alimentar, oferta de insumos e incentivos para estimular a agricultura familiar. Para abrir novas oportunidades de emprego e geração renda, as Agências do Trabalhador vão oferecer cursos de qualificação técnica e profissional para jovens e adultos, acesso à carteira de trabalho e disponibilizar vagas do seu cadastro para encaminhamento dos beneficiários.


De acordo com a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, o programa fortalece as ações de inclusão social promovidas pelo Estado em favor da população mais necessitada. “Temos um Paraná rico e queremos que toda a população tenha acesso a ele”, concluiu a secretária.

O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, acompanhou o lançamento do programa e classificou a iniciativa como exemplo para todo o Brasil. “É um programa moderno e amplo, com a principal característica de ser emancipador social”, disse.
Fonte: AEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário