quarta-feira, 7 de março de 2012

Quinteiro participa de lançamento da Agência de Internacionalização do Paraná

 Paraná cria agência para promover o comércio exterior
Cônsul honorário da Alemanha no Paraná, Andreas Hofftichtr.
O secretário de Relações com a Comunidade acompanhou nesta quarta-feira (7), em Curitiba, do lançamento da Agência de Internacionalização do Paraná, voltada para a promoção do comércio exterior no Estado. O órgão faz parte do programa Paraná Competitivo e representa o esforço do governo para consolidar um bom ambiente de negócios no Paraná a partir da associação entre diversas entidades ligadas ao comércio exterior. A agência é uma associação civil sem fins lucrativos constituída por empresas, pessoas físicas, instituições do setor privado, entidades associativas e os poderes públicos estadual e municipal.

“A agência tem por objetivo mapear as potencialidades do Estado, promover uma industrialização mais homogênea, estabelecer importantes parcerias e inserir produtos paranaenses no mercado exterior. É mais uma iniciativa para promover o desenvolvimento econômico e social em todas as regiões do Paraná”, afirmou o governador Beto Richa. 
Presidente da Fecomércio, Darci Piana.


Richa disse que o Paraná vive um novo ciclo de industrialização impulsionado pelo Paraná Competitivo, que possibilitou a reinserção do Estado na agenda nacional e internacional de investimentos. Ele destacou que o programa já atraiu, desde o ano passado, mais de R$ 9 bilhões em investimentos – e existem outros R$ 15 bilhões em negociação.

O secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, explicou que a Agência de Internacionalização vai ampliar a visibilidade do Paraná no mercado externo. "Hoje, muitas delegações ainda restringem suas visitas ao Brasil a São Paulo e, às vezes, ao Rio de Janeiro e Minas Gerais. A agência vai fazer a sinergia e otimizar os trabalhos de todos os órgãos que atuam com comércio exterior para colocar o Paraná na rota dos investidores internacionais", disse.

Segundo Barros, a nova entidade é o resultado da união entre diversas entidades que atuam com relações internacionais e comércio exterior no Estado. "Desde o ano passado, foram realizadas inúmeras reuniões até consolidar essa estrutura", disse. O secretário adiantou que uma das metas é a criação de uma rede de escritórios da agência em outros estados e países.

PRESIDÊNCIA – Durante o evento, foi empossado o presidente do conselho da Agência de Internacionalização do Paraná, Rui Lemes. Industrial com mais de 35 anos de atuação, com larga experiência na área de comércio exterior e diretor da Federação de Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio), Lemes explicou que um dos focos da agência será o interior do Estado. “Faremos um amplo trabalho de articulação com empresários e entidades das cidades do interior, atuando nas áreas industrial, comercial e cultural", informou.

Para o presidente da Fecomércio, Darci Piana, que participou de todas as reuniões de idealização da agência, a nova entidade vai evitar que os esforços feitos pelos órgãos da área de comércio exterior se dispersem: "Agora temos um espaço específico para ampliar a capacidade do setor produtivo de atrair investimentos. E tudo isso com o apoio do Governo do Estado".
Governador Beto Richa.


O presidente da Associação Comercial do Paraná, Edson Ramon, também destacou as oportunidades que serão criadas com a união dos esforços articulada pela Agência: "Vamos ampliar significativamente a atuação do Paraná e das empresas paranaenses no mercado internacional".

O evento também foi acompanhado por diversos cônsules e representantes de câmaras de comércio. Segundo o cônsul honorário da Alemanha no Paraná, Andreas Hofftichtr, a agência é mais uma demonstração da mudança de postura do Estado no atendimento a investidores estrangeiros. "A Agência é mais um marco nesse novo período do comércio exterior paranaense", disse.

O cônsul honorário da Holanda no Paraná, Robert Ruijter, afirmou que a união dos órgãos de comércio exterior, com a troca constante de informações, vai criar um diferencial para o setor paranaense: "Hoje, para atender melhor as empresas, você têm que entender essas empresas".


  Além do secretário Wilson Quinteiro participaram do evento, realizado no auditório Mário Lobo, no Palácio das Araucárias, os secretários Jonel Iurk (Meio Ambiente), Luiz Cláudio Romaneli (Trabalho e Emprego), Mário Celso Cunha (Assuntos da Copa 2014); os deputados estaduais Duílio Genari, Rose Litro, Dr. Batista, Leonaldo Paranhos, Teruo Kato; o vice-presidente do Sistema Fiep, Rommel Barion; o representante da Ocepar, Guntolf Van Kaick; o representante da Faep, Antonio Poloni; o representante da Faciap, Jonatas Ressel; e membros das federações, associações, empresas, consulados, universidades, câmaras de comércio e outros órgãos que atuam no setor.
Fonte :AEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário