segunda-feira, 12 de março de 2012

Quinteiro acompanha governador Beto Richa na feira de agrapecuária em Paranavaí

Em feira de Paranavaí, Richa renova apoio do governo ao agronegócio

 

O governador Beto Richa reafirmou neste sábado (10/03) que o governo estadual está sintonizado com os interesses dos agricultores paranaenses e que no primeiro ano de gestão diversas medidas foram anunciadas para fortalecer o agronegócio. O pronunciamento foi realizado durante cerimônia de abertura da 41ª edição da Exposição Agropecuária e Industrial de Paranavaí (Expo - Paranavaí 2012), na região Noroeste.

“O agronegócio é a base da nossa economia e é dever do Estado oferecer condições para o seu crescimento. Mesmo com as dificuldades financeiras, conquistamos importantes avanços com a implantação de programas que melhoraram a agricultura paranaense,” disse o governador.



Ele enumerou algumas das medidas adotadas de apoio à agricultura adotadas pelo governo, como a criação da Agência Paraná de Desenvolvimento, lançamento do programa Pró-Rural, com investimento de R$ 130 milhões nas regiões mais pobres do Estado, criação da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), para ações de sanitária agropecuária, retomada do programa de calcário e a compra de patrulhas rurais.

Richa destacou a importância das feiras agropecuárias para a exposição dos produtos e serviços paranaenses. “São eventos importantes que mostram o que de melhor o Paraná pode oferecer. Faço questão de participar das feiras por entender que elas contribuem para o desenvolvimento social e econômico dos municípios”, disse Richa, ao lembrar que nessa semana participou de eventos das feiras de Umuarama, Londrina e Francisco Beltrão.

De acordo com o secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, o governo tem atuado em todas as exposições agropecuárias do Estado com estantes da Emater e do Iapar. “As feiras são a vitrine da atividade que move nosso estado. Queremos melhorar a agropecuária paranaense e aprimorar as relações com os produtores”, disse o secretário.


Ele lembrou que o governo está investimento para fomentar a produção nos municípios do Noroeste que tem problemas de solo arenoso. Ainda para a região, Norberto disse que a secretaria pretende melhorar o desempenho da pecuária bovina de corte.

O prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti, agradeceu a presença do governador na cidade e destacou a boa parceria entre a administração municipal com o governo do Paraná. Ele enumerou avanços nas áreas de habitação, pavimentação urbana e na agricultura. “Temos um Estado atuante, que trabalho junto com a prefeitura para fazer de Paranavaí uma cidade cada vez melhor”, concluiu ele.

EXPOPARANAVAI - A feira de Paranavaí é organizada pela Sociedade Rural do Noroeste e é considerada uma das mais importantes exposições agropecuárias do Estado. A expectativa é que sejam movimentados R$ 25 milhões em negócios e que receba um público aproximado de 240 mil pessoas entre 9 e 18 de março no parque de exposições Presidente Arthur da Costa e Silva.

O presidente Sociedade Rural do Noroeste, Gilberto Pratinha, disse que a expectativa para a feira é grande e destacou que a presença do governador mostra a grandeza do evento. “Fazia anos que o governo não estava tão atuante como nesse ano. A feira de Paranavaí vem crescendo a cada ano e conquistando espaço como uma das mais importantes do Estado”, disse ele.


Acompanharam o governador os deputados federais Edmar Arruda, Odílio Balbinotti e Zeca Dirceu, além dos deputados estaduais Jonas Guimarães e Teruo Kato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário