quinta-feira, 1 de março de 2012

SERC lança projeto Universidade em Ação

Unicentro- Guarapuava

 
O secretário Especial de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro está visitando as Universidades Estaduais do Paraná para apresentar aos Reitores e comunidade acadêmica, o programa Universidade em Ação. Ontem, (29/02), o secretário esteve na Unioeste, em Cascavel e na Unicentro, em Guarapuva. As apresentações do programa continuam nesta quinta-feira, 1º de março na Uel, em Londrina e na Uenp, em Jacarezinho e às 16:30 na UEM em Maringá.


Reitor da Unioeste, Paulo Wolff, secretário Quinteiro e o coordenador da região
metropolitana de Cascavel, Sergio Terres.


O projeto é uma parceria entre a Secretaria Especial de Relações com a Comunidade (Serc), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e Ensino Superior. “O Universidade em Ação chega para complementar os outros programas já existentes. Vamos fortalecer a presença do Governo do Estado em todos os municípios, por menores que sejam, a partir da soma das políticas públicas de várias secretarias com a estrutura de serviços oferecida pelas universidades”, disse o secretário Quinteiro.


Coordenadora técnica do projeto Universidade em Ação, Professora Adriane Martins (Unioeste).

Projeto - Inspirado nas experiências desenvolvidas pelas Instituições de Ensino Superior do Paraná no Projeto Rondon e no Programa Universidade Sem Fronteira, o projeto prevê a melhoria da qualidade de vida da população e, ao mesmo tempo, trazer benefícios para o desenvolvimento pessoal e profissional dos acadêmicos.

As equipes serão formadas por docentes e estudantes voluntários de instituições públicas do Paraná, que farão o levantamento das principais dificuldades das cidades com baixo IDH e realizarão ações para promover cidadania, inclusão social e desenvolvimento nessas comunidades. Os projetos seguirão áreas temáticas da extensão universitária, como cultura, direitos humanos, justiça. Educação, saúde, comunicação, tecnologia e produção, meio ambiente e trabalho.

Reunião na Unioeste (Cascavel).

Segundo a Professora Adriane Martins, que é colaboradora do projeto, esta iniciativa do governo possibilita aproximação da universidade com a comunidade, trazendo benefícios para ambas as partes, fortalecendo o ensino, pesquisa e extensão, que é a base das atividades do Ensino Superior no Paraná.

Para o reitor da Unioeste, Paulo Sérgio Wolff, o projeto possibilita a prática do aprendizado em sala de aula. “Sem dizer que estaremos formando cidadãos melhores e mais solidários”, disse o reitor.
Em Guarapuava, o projeto foi recebido com entusiasmo.“A Unicentro já vem desenvolvendo um trabalho muito importante em várias áreas para atender a comunidade, e este novo programa tem tudo para dar certo. Nós temos condições plenas de trabalhar em conjunto com o Universidade em Ação e vamos nos unir ao governo neste ato para que todos os cidadãos sintam-se inseridos na sociedade” disse o vice-reitor Osmar de Souza.
As apresentações do programa continuam nesta quinta-feira, 1º de março na Uel, em Londrina e na Uenp, em Jacarezinho e às 16:30 na UEM em Maringá.

Fonte: SERC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário