quarta-feira, 14 de março de 2012

Quinteiro participa: Conferência da extensão rural e assistência técnica


Conferência discute novos rumos da extensão rural


 

O secretário de Relações com a Comunidade Wilson Quinteiro, esteve presente na última terça-feira na  1ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ceater) promovida pela Secretaria de Estado da Agricultura, pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Cedraf).
O objetivo da conferência é reunir pessoas de todo o estado para discutir os rumos da assistência técnica e da extensão rural no Paraná e no Brasil ereunir propostas para a etapa nacional do evento, que acontece em abril em Brasília.
Para o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, a conferência é uma oportunidade para reforçar o papel da extensão rural como instrumento de melhoria da qualidade de vida no campo e promoção do desenvolvimento da pequena propriedade rural.





A conferência reúne profissionais da área, representantes dos movimentos sociais, assentados da reforma agrária, representantes dos povos e comunidades tradicionais do Paraná. Eles foram eleitos como delegados para o evento durante as 14 conferências territoriais e oito regionais realizadas no Paraná, com a participação de aproximadamente 2,1 mil pessoas.




A conferência nacional vai propor as diretrizes para o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – Pronater, que definirá as políticas públicas para a Assistência Técnica e a Extensão Rural (Ater) para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária e o Desenvolvimento Sustentável do Brasil Rural. Nela serão definidas a metodologia, o enfoque e também os recursos que serão destinados ao setor em todo o País.




Ortigara reafirmou a parceria do governo do Paraná com o governo federal para dar as respostas que as famílias e povos no meio rural necessitam. O secretário disse que o governo tem o desafio de contratar pelo menos entre 500 a 600 novos profissionais para preparar a estrutura do Instituto Emater para atender, entre outras demandas, as políticas públicas de assistência técnica e extensão rural que forem definidas na conferência nacional.


O secretário também reafirmou o compromisso do governo do Estado com as comunidades e os povos tradicionais do Paraná, como os assentados da reforma agrária, agricultura familiar, quilombolas, indígenas, faxinalenses entre outros que representam a parte mais vulnerável da sociedade. Ele lembrou que o Paraná tem cerca de 300 mil propriedades agrícolas típicas da agricultura familiar, que exigem assistência técnica qualificada e um conjunto de políticas capaz de promover uma vida digna no meio rural.


ESTRATÉGIA – O representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Arnoldo Anacleto de Campos, disse que a pasta deverá ter um orçamento recorde para executar a assistência técnica. Segundo ele, o perfil plural das famílias rurais e povos tradicionais do Paraná garantirá uma contribuição importante e estratégica para a construção de uma política adequada para a área.

Segundo Wilson Quinteiro, o governo está organizando um conselho para os povos e comunidades tradicionais para deliberar politicas públicas e lembrou também que o projeto "Universidade em Ação" irá cooperarar na organização social, com serviços públicos, nos municipios com IDH baixo.

Fonte: AEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário