sábado, 22 de outubro de 2011

Consciência ambiental no Paraná em Ação


Quinteiro conhece o trabalho de reciclagem do IAP e da Ong Fukoaka.
Ação em Paranavaí, foi a questão ambiental. Dois grandes parcerios estão presentes para ensinar a população maneiras de conservar o nosso tão importante meio-ambiente.

A equipe da Força Verde Ambiental, responsável pela preservação da flora e da fauna, está presente com exposição de vários animais empalhadas dos quais fazem a proteção,o objetivo deles é erradicar totalmente a caça esportiva praticada no estado.

O outro parceiro é o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que apresentou nesta edição o trabalho da Ong Fukoaka. Esta organização sem fins lucrativos trabalha com a reciclagem de pilhas, baterias de celular, bituca de cigarro, óleo de fritura, medicamentos vencidos, lâmpadas, resíduos eletrônicos e reatores de luminárias.
Segundo o organizador da Ong, Edson Sadão Imoto que também faz parte da ouvidoria do IAP, eles trabalham para cuidar do componente mais importante do mundo, a água. " Focamos nesses produtos por causa da água, a minha maior preocupação é preservar o local onde as próximas gerações vão viver, e com a ong montei um projeto onde conseguiremos diminuir muito a poluição e contaminação da água no Paraná" explicou Imoto.

Como funciona- ondomínios, empresas ou prefeituras firmam um convênio com a associação. Uma vez por mês é efetuada a coleta desses resíduos perigosos e depois são classificados (fabricante, tamanho, quantidade ou peso), embalados e enviados para empresas recicladoras, dando assim um destino ambientalmente correto a estes produtos. O condomínio, empresa ou prefeitura contribuem  com um valor mensalmente para o programa/projeto.
Muitas pessoas não tem noção da quantidade de lixo que produzimos todos os dias, segundo Edson Imoto 1,2 bilhoes de pilhas são consumidas no Paraná por ano. A ong fukoaka consegue-se reciclar uma média de 6% do material que recebem.
Através de um trabalho de pesquisa a ong criou o projeto " paraná zero resíduos tóxicos", o qual pretende firmar uma parceria com o governo e estender a coleta de lixo contaminante em toda rede de ensino estadual.
Curiosidades da reciclagem:
- bituca de cigarro: é usado na hidrosemeadura, que consiste em uma pasta aplicada em áreas degradadas para evitar erosão;
- óleo de cozinha: é transformado em sabão, detergente e biocombustível;
- reatores de luminárias: descontaminam o óleo ascarel que é altamente cancerígeno;
- resíduos eletrônicos; contém placas que são de interesse internacional.São vendidos para USA e Japão e o resto é reaproveitado no Brasil;
- baterias de celular e pilhas: passam pela recilagem e são transformados em um põ preto que é uitilizado na área de produção de cerâmica;
- medicamentos vencidos: a ong classifica por laboratório e na sequência são notificados para responder por este passivo ambiental
- lâmpadas: é 100% reciclado, o mercúrio é reutilizado e o vidro é reutilizado na produção de cerâmica.

Postado por: Assessoria
Fonte: Renata Cruz AI/SERC

Um comentário:

  1. O Paraná está de parabens, mais uma vez saindo na frente e mostrando que é realmente um Estado de primeiro mundo. parabens a Ong Fukoaka.

    ResponderExcluir