segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Conferência discute políticas públicas para juventude


Quase mil jovens de todo Paraná participam, em Maringá, da 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude, aberta na sexta-feira (14) à noite e que segue até domingo. No encontro serão discutidos temas como saúde, educação, trabalho, cultura, meio ambiente, esporte e lazer, entre outros. Ainda serão eleitos 75 delegados para a Conferência Nacional que acontece em Brasília, em novembro.

Segundo Wilson Quinteiro, secretário de Estado de Relações com a Comunidade, a conferência é uma oportunidade de diálogo com a juventude para definição de políticas públicas que atendam as demandas existentes no Paraná. “O resultado das discussões irá contribuir para a definição de políticas efetivas de curto, médio e longo prazo, mas com a importância de se ouvir a juventude para realizá-las”, ressaltou.



As definições do evento precisam contemplar a diversidade existente na juventude paranaense. “São demandas, anseios, desejos e preocupações de uma juventude eu precisa atender a todos, a juventude na cidade, no campo, nos quilombos, nas áreas indígenas, políticas que sejam relacionadas às realidades do Paraná”, comentou Luciane Vanessa Fagundes, diretora do Departamento da Diversidade da Secretaria de Estado da Educação e coordenadora do evento.

O Paraná é referência nacional na participação da juventude. Em 2011, foram realizadas 239 conferências municipais e regionais no Estado, quase metade de toda a meta nacional. Rafael Bogoni, presidente da União Paranaense de Estudantes, destacou que políticas públicas voltadas á juventude devem se refletir mais à frente em toda a sociedade. “A juventude é uma fase que precisa de atenção para não ter prejuízo a sua formação. Esta população não pode ficar desassistida de direitos”, afirmou.


A estudante Anajara de Moraes, 17, do Curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual Gratulino de Freitas, em Guaratuba, destacou a importância de participar das decisões do seu próprio futuro. “Precisamos mostrara à sociedade que juventude não é irresponsabilidade, mas que tentamos mostrar que fazemos a diferença para buscarmos mudanças para o melhor de todos”.

O evento é uma realização da Secretaria de Estado da Educação, em parceria com as secretarias estaduais da Saúde, da Cultura, da Família e Desenvolvimento Social, de Relações com a Comunidade e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O encontro conta com a participação de representantes de diversos movimentos sociais, povos e comunidades tradicionais.



FONTE: AEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário