sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Comunidade indígena de Guaíra recebe documentos no “Serc em Ação”



         A comunidade indígena da etnia Guarani, de Guairá, dará mais um passo para a cidadania plena neste fim de semana, durante o mutirão “Serc em Ação”. No sábado, dia 8 e no domingo, dia 9 a Secretaria de Relações com a Comunidade, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Poder Judiciário, promovem um mutirão para a emissão de documentos dos povos indígenas.
         A previsão é de 400 atendimentos, com emissão de certidões de nascimento e confecção de carteira de identidade e CPF. Segundo o secretário de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro, apesar de inusitados para o entendimento das pessoas de grandes centros urbanos esses casos são bastante comuns em diversas comunidades do interior do Estado. “Atendemos índios, quilombolas, ribeirinhos, entre outras comunidades que vivem afastadas e em situações de extrema pobreza. Devolver a cidadania e melhorar a qualidade de vida dessas famílias é nosso objetivo principal”, destaca.
            O evento contará com a participação do Exército Brasileiro, através do Grupo de Saúde da 15ª Cia de Infantaria Motorizada de Guairá. Dois profissionais de saúde, um dentista e um médico irão realizar exames e avaliação odontológica e de clínica geral, acompanhadas de palestras e orientações sobre saúde em geral.
         Atendimento – Cerca de 50% da população das 11 aldeias indígenas que serão atendidas pelo Serc em Ação de Guairá  não tem documentos. Por isso, no sábado, dia 8, serão atendidas as terras indígenas Tekohá Añetete, Tekohá Itamarã, de Diamante D’Oeste, Tekohá Araguaju, Tekohá  Nhemboete de Terra Roxa,  Tekohá Vy’a Renda Poty de Santa Helena e Tekohá Okoy de São Miguel do Iguaçu. No domingo, doa 9, receberão atendimento as aldeias localizadas no município de Guaíra: Tekohá Marangatu, Tekohá Porá, Tekohá Karambey, Tekohá Y’Hovy e Tekohá Jevy.
         A comunidade Tekohá Porá, que quer dizer “Terra Bonita” é uma aldeia urbana, localizada no município de Guaíra. A aldeia possui 90 integrantes e destes, 80 se inscreveram para emissão de documentos. O cacique Cláudio Barros, de 93 anos tem grande expectativa que o novo governo atenda às reivindicações da aldeia. “Estou muito feliz por que meu povo vai receber seus documentos”, disse o cacique, que sonha com a construção de uma escola em sua aldeia.


Fonte: A/I SERC
Postado por: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário