sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Quinteiro consegue Resolução na Secretaria da Justiça que beneficia comunidades tradicionais


Em consequência do desdobramento do I Encontro Estadual de Políticas Públicas para Povos e Comunidades Tradicionais que aconteceu no mês de julho deste ano, estiveram em reunião na última quarta-feira (27) no Colégio Estadual Lisymaco Ferreira da Costa, o Secretário de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro e os representantes de várias comunidades tradicionais.

Na reunião os representantes discutiram a redação do decreto que institui políticas para o desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais do estado (PECT’s), feito pela Casa Civil.
Um dos pontos principais para a efetivação destas políticas públicas é a criação do Conselho dos Povos e Comunidades Tradicionais e do Conselho da Igualdade Racial.

Durante a reunião o secretário entregou ao respresentante da Rede Puxirão, Rômulo Miranda, a Resolução Conjunta instituída por ele e pela secretária de Estado de Justiça, Maria Tereza Ulile Gomes, que constitui um Grupo de Trabalho com a finalidade de discutir a criação de um projeto de lei para a formação do Conselho dos Povos e Comunidades Tradicionais e do Conselho da Igualdade Racial.

Segundo Rômulo Miranda, esta resolução foi uma grande surpresa, pois há muito tempo estas comunidades vêm lutando para o desenvolvimento do decreto e também pela criação do conselho. “Foi uma surpresa, recebemos esta resolução com muita alegria, esperamos agora que este desdobramento seja efetivado, haja vista que a concretização da resolução depende de uma vontade política maior do que a do secretário Quinteiro que sempre apoiou as comunidades tradicionais.”
“É muito gratificante saber que posso ajudar as pessoas através da secretaria. Este é apenas mais um exemplo do modelo de trabalho deste novo governo que luta pelo melhor à população paranaense.” Disse o secretário Quinteiro.
Ao fim os presentes agendaram novas datas de reuniões para definir um grupo de trabalho para criação dos conselhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário