segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Texto produzido pela liderança indígena e professor – Eugênio Gonçalves Tekohá Araguaju – Terra Roxa/PR


Nós como liderança das aldeias do município de Guaíra, Terra Roxa, Santa Helena e Diamante D’Oeste, queremos agradecer as instituições que se empenharam na realização do evento SERC EM AÇÃO para as comunidades indígenas. A SERC, a equipe do programa, a FUNAI, as Prefeituras que fizeram o transporte e ao Secretário de Estado Wilson Quinteiro que marcou presença na abertura do evento.
Ficamos contentes com a documentação, sabemos que esse é o primeiro passo. Mas podemos já pensar em outro passo, pois cada comunidade tem um jeito de viver, mas as realidades são iguais.
Indígena documentado – agora podemos reivindicar melhorias para a nossa aldeia e assim buscar autonomia própria, criando alternativas de buscar mais recurso para garantir o atendimento na educação, saúde, agricultura e artesanato.
Queremos agora que os nossos direitos sejam atendidos e respeitados pela sociedade não-indígena, principalmente os órgãos e as instituições que são responsáveis pelas questões indígenas no Estado. Além disso, solicitamos outros eventos e ações como este, não só na parte de documentação, mas também na capacitação e a formação das lideranças indígenas. Desde já agradecemos a todos.  

Postado por: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário