segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Serc em Ação emite documentos para indígenas da etnia Guarani


         O programa Serc em Ação, em Guairá, promovido pela Secretaria Especial de Relações com Comunidade e em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e o Poder Judiciário, realizou neste fim de semana (8 e 9) 340 atendimentos para confecção de documentos.Foram emitidos 180 CPF’s e 151 RG’s.
         O objetivo do evento, é o resgate da cidadania, levando as políticas públicas à população que não tem acesso e que mais precisa destes serviços.”realizamos um verdadeiro mutirão da cidadania. O governo Beto Richa está fazendo a diferença para estas pessoas que estão à margem das ações e dos serviços públicos”, disse Quinteiro.
            Depoimentos - As lideranças indígenas presentes em Guaíra agradeceram a iniciativa do governo. Anatálio Ortiz - nome indígena guarani: Ava Tupã - 40 anos – Cacique - Tekoha Jevy (Guaíra). “Foi muito bom para a minha comunidade, principalmente para as crianças que poderá fazer suas matrículas na escola. Além de mais atendimento por parte de assistência Social. Também eu tendo a comunidade todos documentados vou organizar melhor o trabalho e lutar por projetos de melhoria para a minha aldeia. O meu pedido à FUNAI é que acelere a emissão de documentos: o Registro tardio que é mais necessário. Para as crianças já foram todos feitos (os registros de nascimento).”Anatálio fez questão de deixar um resumo com a tradução em guarani do texto acima:
“Che tuicha avy’a ko tembiapo porá ko’ava karai ojapova ore kuera pe. Ko’aga opavavema ikuatia. Atima peeme SERC EM AÇÃO há avei FUNAI pe, aipo peve”.
         Eugênio Gonçalves – Tekohá Araguaju (Terra Roxa) – liderança indígena e professor. Fez RG e acompanhou a comunidade enquanto faziam os documentos. “Este evento é um passo importantíssimo na busca da autonomia enquanto indígena e, desta forma, poder fazer parte da decisão da política da comunidade e fora dela. A partir desta ação, da conclusão dos documentos, serão reconhecidos como cidadãos”. Foram atendidas 35 pessoas desta aldeia e todos puderam se beneficiar de, pelo menos, um dos serviços ofertados.
         Lino Cézar Pereira – Tekoha Vy’a Renda (Santa Helena) – vice-cacique.“Esta ação foi proveitosa, precisando ainda concluir as certidões tardias para vinte e seis pessoas da aldeia. Esperamos que as pessoas que não foram atendidas tenham a oportunidade num próximo evento”.
         Honório Karaí Mirim Poty Benites (74 anos) – Tekoha Itamarã (Diamante D’Oeste) – rezador. Já tem todos os documentos e sempre acompanha a comunidade nos eventos. Já passou por muita dificuldade, principalmente pela falta da documentação e disse “é importante fazer os documentos, pois os jovens podem conseguir emprego na escola e fora dela e podem também viajar para outros lugares. Antigamente não tinha documento porque a gente não procurava, não tinha pessoal que orientasse, não tinha atendimento médico usavam remédio natural. Tinha liberdade para ir a qualquer lugar, não precisava de ônibus e andava muito a pé e não precisava de documento para isso”.
         Milton Barros – nome indígena: Ava Guyrá Pa (22 anos) – Cacique - Tekoha Porã (Guaíra). “Da minha comunidade 10 pessoas fizeram a documentação, mas ainda faltam alguns adultos e  para isso vamos pressionar a FUNAI para emitir esses documentos como o Registro tardio, porque são os casos mais críticos”.
         Arcide Tupã Rõkẽ Chamorro – Tekoha Añetete (Diamante D’Oeste).“Como membro da comunidade, fiquei feliz ao ver meus parentes fazendo a documentação. Eu também aproveitei e fiz a minha e agora posso buscar meu direito em prol da melhoria da minha família”.
E/D: Siriaco Lopes, Vice Cacique da Tekoha Araguaju, Lino Cezar Pereira da Tekoha Vy'a Renda Poty, secretário Quinteiro, Fernanda Rosseto, diretora do Colégio Estadual Mendes Gonçalves,  Edson Arantes, coordenador do programa Paraná em Ação, Wilson Quinteiro pai, Maristela Bridi Guazello diretora auxiliar do colégio e o pastor Gilmar Soares , diretor de Cultura.

Postado por: Assessoria
Fonte: AI/SERC






Nenhum comentário:

Postar um comentário