sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Começa o Paraná em Ação em Cascavel com atividades gratuitas para toda a população

Começou nessa sexta-feira às 10  horas a edição do Paraná em Ação em Cascavel, região oeste do Estado. Essa é a segunda edição de 2011 e segundo a coordenação a expectativa é de 30 mil atendimentos para a comunidade local e de mais 20 municípios da região. O Mutirão da Cidadania do Governo do Estado segue até domingo (18), no Ginásio Poliesportivo da Faculdade Assis Gurgacz, no bairro Floresta. A solenidade de abertura contou com a presença do secretário Especial de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro, do Cônsul geral do Brasil no  Paraguai, Embaixador Flavio Roberto Bonzanini, do coordenador  da Região Metropolitana de Cascavel, Sérgio Terres, do diretor presidente da Celepar, Jackson Carvalho Leite, do diretor presidente da FAG, Assis Gurgacz, do deputado federal Alfredo Kaefer, dos deputados estaduais Leonaldo Paranhos e Adelino Ribeiro, do coordenador geral do Paraná em Ação, Edson Luiz Arantes, secretários municipais, vereadores entre outras autoridades.
Com atendimento ao público - nesta sexta-feira e sábado, das 9h às 17h e no domingo, das 9h às 12h - o evento recebe toda a população da região oeste com confecção de documentos como carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, exames de saúde, atividades infantis e ações de cidadania. “Nosso objetivo principal é o resgate da cidadania plena da população. Contamos com o apoio dos municípios, dos governos estadual e federal, do Ministério Público, OAB, cartórios de registro civil, federações, universidades públicas e privadas, empresas e centenas de voluntários que deixam suas casas nos finais de semana e se dedicam inteiramente a esse trabalho”, enfatizou o secretário Wilson Quinteiro.
Para o prefeito Edgar Bueno, o programa Paraná em Ação traduz o espírito de cidadania incorporado pelo Governo do Paraná. “Este programa, que é a união do Governo do Estado, Poder Judiciário e municípios significa a realização de sonhos de pessoas que não teriam condições se não fosse através desse evento”, disse o prefeito. Jackson Carvalho Leite, diretor presidente da Celepar destacou a importância da interação com a comunidade. “Para nós, um bom governo é o que atua com segmentos da sociedade atendendo bem a comunidade”, avaliou Jackson. 
Circuito de Saúde  - A grande novidade desse evento é um questionário denominado Avaliação do Pentáculo do Bem Estar, uma espécie de circuito da saúde, aplicado pelo Sesi/Maringá. As respostas resultarão num diagnóstico do estilo de vida e de saúde da pessoa. Segundo a gestora de Esporte e Lazer do  Sesi/Cascavel, Kalinka Oliveira, o questionário avalia cinco temas. “São pedidas informações sobre o nível de atividade física, dos hábitos nutricionais, dos hábitos de comportamento preventivo, o nível de estresse e por último, questões sobre relacionamentos”, explicou Kalinka. Ao final do teste, um professor de educação física orienta sobre os itens que precisam ser melhorados.
Outro serviço oferecido pelo Sesi na área de saúde é o teste de audiometria que avalia a audição, medindo o seu grau e tipo de alteração. O teste é aplicado por um profissional da área de enfermagem do Sesi, que orienta as medidas preventivas ou curativas a serem tomadas, evitando assim o agravamento. O teste de acuidade visual é aplicado por um aluno de Fonoaudiologia da Faculdade Assis Gurgacz.
Outro parceiro na área de saúde é o Exército Brasileiro. O 15ª Batalhão Logístico de Cascavel  levou sua Divisão de Saúde para aplicar o teste de Oxiometria, que mede a quantidade de oxigênio no sangue, o teste de glicemia, que mede a taxa de açúcar no sangue, a aferição da pressão arterial e avaliação odontológica. Acadêmicos do curso de Biomedicina da Unioeste estão fazendo exames bucais para prevenção do câncer bucal e os de e de Enfermagem estão coletando medicamentos vencidos que a população não sabe a destinação correta. “Sempre procuramos trazer serviços que atendam a comunidades em todas as áreas. E este é de preservação do meio ambiente, pois remédio é tóxico e pode contaminar o solo e os rios”, explica o coordenador do programa, Edson Arantes.


Postado por: Assessoria

        


Fote: AI/SERC

Nenhum comentário:

Postar um comentário