quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Arrecadação de material reciclado para oficinas de artesanato e robótica no Paraná em Ação de Cascavel



Arte e criatividade com foco na educação e preservação do meio ambiente também são ações desenvolvidas pelo programa Paraná em Ação. Uma série de oficinas utilizando material reciclado está prevista para  todo o final de semana, em Cascavel,  fazendo com que a população possa aprender a reaproveitar materiais que já não utilizam mais.
Por esse motivo a coordenação do Paraná em Ação está arrecadando objetos e equipamentos que não tem mais utilidade como computadores, mouses, teclados, impressoras, telefones fixos, fax e celulares, carregadores, fitas cassete e de vídeo, cds, DVDs, vídeo games e ainda banners já utilizados pelas empresas. Todo esse material será utilizados nas oficinas de robótica, na confecção de sacolas descartáveis, enfeites e objetos de decoração que acontecem gratuitamente durante o evento.
Segundo o coordenador do Paraná em Ação, Edson Luiz Arantes, as oficinas tem como objetivo despertar a criatividade e ainda dar a oportunidade para que as pessoas possam incrementar a renda familiar ou mesmo ocupar seu tempo ocioso para consumo próprio. “Nossa intenção é mostrar que nem tudo que não tem mais utilidade é lixo e deve ser reutilizado. Basta ter criatividade, e persistência para criar objetos úteis a partir de materiais totalmente recicláveis”, afirma o coordenador.
Os banners que já não são mais usados pelas empresas servem como matéria prima para a confecção de sacolas retornáveis, CDs e DVDs viram objetos de decoração e o restante do material compõe peças de robôs montados na oficina de robótica.  O engenheiro Mauricio Beltrão Fraletti responsável pelo Projeto Robótica Sem Mistérios – Um Desafio para Futuros Campeões e instrutor da oficina de robótica do evento levará alguns robôs já montados como o Dançarino, o Barco Viking e o Curto-Circuito.
Outra atividade que vai chamar a atenção da população é a Gincana Ecológica, envolvendo alunos da rede pública de ensino. Coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, Sesi e Faculdade Assis Gurgacz, a gincana vai conter provas sobre ecologia, educação ambiental e participação cidadã, através dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Cada parceiro do Paraná em Ação está comprometido e em conformidade com os objetivos da Organização das Nações Unidas, que no Brasil são conhecidos como  “Os 8 Jeitos de Mudar o Mundo”.
         Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foram definidos no ano 2000 durante a reunião de Cúpula da ONU, quando líderes de 189 países assinaram um pacto para priorizar a eliminação da fome e extrema miséria até 2015. São oito metas socioeconômicas que abrangem as áreas de renda, educação, gênero, saúde e meio ambiente.
O Paraná em Ação começa nesta sexta-feira (16) e vai até domingo (18), das 9h às 17h, no Ginásio Poliesportivo da Faculdade Assis Gurgacz, em Cascavel.

Postado por: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário