sábado, 25 de junho de 2011

Secretário Quinteiro propõe a criação de uma Associação Paranaense dos Capoeiristas


O secretário Wilson Quinteiro, propôs a criação de uma Associação Paranaense dos professores e mestre de capoeira. Esse pronunciamento foi feito durante o 3ª Etapa do Encontro Paranaense de Capoeira em Apucarana, que reuniu  capoeirista da Região do norte e do Vale do Ivai. O encontro foi no Colégio Estadual Nilo Cairo nos dias 3 e  4 deste mes.

Estiveram no evento cerca de 15 grupos de capoeirista e mais de 200 participantes entre pais de atletas, e acompanhantes das delegações.
Esse encontro reuniu grupos de capoeira das regiões de Londrina, Maringá, Engenheiro Beltrão, Campo Mourão, Cambé,  e Ibiporâ. São grupos que trabalham com alunos de escolas públicas e particulares contrapondo o segundo turno das aulas.
Os grupos de capoeira surgiram de uma necessidade em preservar uma cultura afro-brasileira, e a luta pela igualdade das raças, e com o tempo tornou-se um dos esportes mais  completo para o corpo e a mente. Não é só físico. Ele ajuda a criança ou os adultos que praticam na sua vida em geral.
“O objetivo do encontro na cidade surgiu da necessidade de expandir essa cultura na região uma vez que a cada dia mais alunos da rede de ensino de Apucarana procuram a capoeira  para seu próprio desenvolvimento. Disse o organizador do evento.” Professor Cristiano Escada.
“Abrindo as dependências do colégio Nilo Cairo estamos, contribuindo com aqueles que acreditam na mudança de uma cidade melhor, uma escola verdadeira, com uma consciência de vida, cultural  e de arte, trabalhando para a educação de nossos filhos.”disse o diretor do colégio Professor João Luiz Kalegari.
O grupo de capoeira de Apucarana, conta também com o apoio da câmara de vereador através do seu presidente Alcides Ramos, ex-aluno do colégio e sonhava ser vereador para pode ajudar os alunos a terem mais participação na comunidade.
O secretario Quinteiro, vem trabalhando juntos à capoeira da região há algum tempo. Na última audiência publica que o governo realizou em Maringá, ele levou o grupo de capoeira  do mestre Koringa o professor Aguinaldo Aparecido de Oliveira de Engenheiro Beltrão. Para o secretário Quinteiro,a relação humana das várias etnias culturais é uma da bases do crescimento motivacional e geral de um povo.”  O governo Beto Richa esta presente em todo o estado. Estamos levantando o que as comunidade precisam, através das audiências públicas,dos convênios com as universidades, mantendo relações internacionais,prestando atendimento dos povos indígenas, Quilombolas e tradicionais traçamos um perfil das necessidades de cada município , de cada região. Esse é o novo governo.” Disse o secretario Quinteiro.
Estavam presentes na passagem do secretário no encontro, os grupos: Geração Brasil Capoeira do mestre Escada. O Professor Cristiano Escada, leciona capoeira para 200 alunos das redes municipais estaduais e particulares de Apucarana. O professor Aparecido Reginaldo de Souza, mestre Cidinho, vem reunindo a 30 anos mais de 800 alunos dasrede publica e particular no seu grupo Geração Brasil entre Londrina, cambe e Ibiporâ. O professor Aguinaldo aparecido de Oliveira, mestre Koringa de Engenheiro Beltrão, vem  reunindo cerca de 800 alunos.
O secretário ainda visitou uma sala de aula com 50 participantes do curso de redação preparatória para o vestibular. As aulas são ministradas nos finais de semanas nas dependências do Colégio Nilo Cairo. São alunos do próprio colégio.


Postado por: Assessoria

2 comentários:

  1. Grande Secretário Quinteiro O segredo de progredir é começar. O segredo de começar é dividir as tarefas árduas e complicadas em tarefas pequenas e fáceis de executar, e depois começar pela primeira.
    (Mark Twain)

    ResponderExcluir
  2. Sr.Wilson Quinteiro

    Primeiramente gostaria de dizer que não e nada pessoal,pois a preocupação com a cultura afro faz parte do cotidiano de pessoas que n respeitam,a politica e um momento explosivo para alguns e isso não pode acontecer com a capoeira pois ela e um dos patriomoniuo inmortal da nossa Patriá..

    ResponderExcluir