quarta-feira, 22 de junho de 2011

Quinteiro recebe reivindicações da etnia Kaingang


            O secretário de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro recebeu  ontem (22), o cacique da terra indígena Apucaraninha, Juscelino Vergílio, que estava acompanhado  do advogado Ivan Bridis, e dos líderes  Romão Zacarias, Natalino Marcolino, Silvia Zacarias, Maria Cândido Vergílio e  João Cândido.
Eles apresentaram a situação e as dificuldades da aldeia e pedem a atenção especial da Serc nas questões de saneamento, urbanismo e educação. O cacique Juscelino pediu ainda a construção de novas moradias. “Nossa população está em crescimento e há necessidade de construção de pelo menos 100 novas casas”, explicou Ivan Bridis.
Para a área da educação, Quinteiro sugeriu a confecção de material didático, como livros, vídeos e cartilhas, sobre a história da aldeia. “É importante que os indígenas conheçam sua história, cultura e crenças”, disse o secretário, que sugeriu parceria com editoras para a publicação do material didático.  
         O cacique Juscelino relatou que a Sanepar já fez o diagnóstico das condições domiciliares de saneamento básico da aldeia e já está elaborando o projeto. “A grande maioria das aldeias precisam de medidas urgentes para a sua melhoria, e o governo do Estado está atento às necessidades desses povos. A Serc vai acompanhar o desenvolvimento do projeto”, falou Quinteiro.
          “Nosso objetivo é dar todo apoio aos povos indígenas, seja na  sua subsistência através da agricultura, ou na área cultural e educacional, facilitando o acesso do índio ao ensino médio e superior”, disse o secretário Wilson Quinteiro.

Postado por: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário