sexta-feira, 10 de junho de 2011

Governo implantará Programa Brasil Quilombola no Paraná



     O secretário Especial de Relações com a Comunidade (SERC), Wilson Quinteiro, esteve nesta quarta-feira (08) em Brasília, em reuniões com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), da Presidência da República, para discutir os termos e data da assinatura do Termo de Cooperação Técnica para implantar no Paraná, o Programa Brasil Quilombola. Quinteiro estava acompanhado de Luciane Fagundes, diretora do Departamento da Diversidade e Adir Simão de Souza, coordenador de Educação das Relações da Diversidade Étnico-Racial da Secretaria Estadual da Educação (SEED).


         A assinatura do Termo de Cooperação está prevista para início de julho e será firmado pelo Governo do Paraná através da Serc e Governo Federal através da Seppir. O secretário Wilson Quinteiro ressalta a atribuição da Serc de concretizar as políticas públicas pautadas na sustentabilidade das comunidades através da geração de renda e da inclusão social. “Estamos buscando parcerias e recursos para melhorar as condições de vida e ampliar os direitos das pessoas que vivem em comunidades remanescentes de quilombos no Paraná”, disse Quinteiro.
            O Programa Brasil Quilombola é um programa que busca garantir o direito à terra, à documentação básica, alimentação, saúde, esporte, lazer, moradia adequada, serviços de infraestrutura, previdência social, educação e cultura, baseado na realidade e nas demandas das comunidades.


           No Paraná, as ações do  programa serão desenvolvidas pelo Departamento da Diversidade da SEED, visando o fortalecimento do ensino e aprendizado de crianças, jovens e adultos quilombolas, construção de escolas, capacitação de professores da rede municipal e estadual e produção de material didático com conteúdos relacionados à história e à cultura africana e afro-brasileira.
         Ainda como estratégia de apoio e desenvolvimento social das comunidades quilombolas serão oferecidos cursos  de formação de gestores estaduais e municipais e de capacitação de lideranças comunitárias quilombolas.


         O Paraná abriga 36 comunidades quilombolas certificadas pela Fundação Palmares,  localizadas em sua maioria no Vale da Ribeira. Com uma população de cerca de 5 mil habitantes, existem apenas duas Escolas Estaduais para atender as comunidades.





Postado por: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário