sexta-feira, 3 de junho de 2011

Quinteiro recebe reivindicações dos Povos Tradicionais Ciganos


         O secretário Wilson Quinteiro reuniu-se nesta quinta-feira (02) com membros do Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais e com a Coordenação da Educação das Relações da Diversidade Étnico Racial (CERDE), da Secretaria Estadual de Educação (SEED) para debater assuntos ligados aos Povos Tradicionais Ciganos.
         Os povos ciganos têm costumes e língua próprios e sua cultura é baseada no nomadismo e, justamente em razão dessa distinção que eles pedem sua inclusão nas políticas públicas do Governo do Estado, como saúde, educação, inclusão social e cidadania.
         Na área de educação, eles discutiram a possibilidade da Secretaria de Educação implantar um curso de educação à distância, com capacitação de professores dos próprios acampamentos e com produção de material didático abordando a cultura cigana. Também pediram a liberação de cotas nas Universidades Estaduais do Paraná.
         Eles também reivindicam atendimento nas Unidades de Saúde do Estado. Por serem nômades, eles não possuem comprovante de residência e nem Registro de Nascimento e CPF, documentos que são essenciais para o atendimento. A solução, segundo o Conselho dos Povos Ciganos é o cadastramento dos Ciganos através da Associação de Moradores dos Acampamentos nas Unidades de Saúde do Estado.
         A Secretaria de Estado da Educação está realizando um levantamento demográfico nos acampamentos dos Povos Ciganos do Paraná. “Com essas informações e com a identificação dos municípios onde transitam ou acampam, poderemos emitir os documentos nas edições do programa Paraná em Ação, que é realizado em vários municípios”, disse o secretário.
         Quinteiro também se comprometeu a levar as demais reivindicações a outros órgãos do governo do Estado. “Vamos levar ao governador a proposta de regulamentação desses povos, seja através de Lei ou de Decreto governamental, para assim promovermos a inclusão social e o acesso às políticas públicas desenvolvidas pelo governo do Paraná”, explicou o secretário.
         Participaram da reunião, Tatiane Iovanovitchi, membro do Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais e sua filha Hayanne Iovanovitchi, o coordenador e equipe pedagógica do CERDE, Adir Simão de Souza, Denise Carvalho e Marcelo Nogueira.

Postado por: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário