terça-feira, 21 de junho de 2011

Quinteiro recebe minuta de Decreto para regulamentação dos povos ciganos


         O secretário Especial de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro, recebeu na manhã de hoje (21), em seu gabinete, as minutas do Decreto para a regulamentação dos Povos Tradicionais Ciganos e, da Resolução para assegurar vagas para serem disputadas entre os ciganos, nas Universidades Estaduais.
         Os documentos foram entregues por   Tatiane Iovanovitchi, membro do Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais, pelo coordenador do CERDE/SEED, Adir Simão de Souza e pela técnica pedagógica da mesma secretaria  Denize Carvalho.
         No início deste mês, a mesma equipe reuniu-se com o secretário Quinteiro fazendo essas e outras reivindicações, como acesso à saúde e emissão de documentos. O Decreto vai receber alguns acréscimos no artigo que trata dos instrumentos da política de apoio às comunidades ciganas.
          “Sugerimos  acrescentar três  parágrafos: mecanismos de registro, cidadania e trabalho,economia solidária e cooperativas” disse o secretário. Na minuta da Resolução, em vez de cotas asseguradas, serão pedidas cotas suplementares às universidades e o atestado de veracidade para a etnia cigana será o idioma.
         Após as alterações, as minutas serão encaminhadas à Secretaria de Ciência e Tecnologia e à Secretaria da Educação para sugestões e aprovação. “Queremos agilizar o trâmite para podermos encaminhar o quanto antes ao governador Beto Richa para aprovação”, disse Quinteiro.
         Tatiana Iovanovitchi pediu a intermediação da Serc junto às prefeituras,   na autorização para uso dos espaços públicos, como as praças, para divulgação da cultura cigana nos municípios. Quinteiro comunicou que vai inserir os grupos culturais ciganos e indígenas nos eventos do Paraná em Ação.  
         No mesmo grupo estava a produtora cultural, Karla de Oliveira, que apresentou o roteiro de uma curta metragem digital escrito por ela. "A história apresenta ao grande público, alguns aspectos da cultura cigana”, explicou Karla. O filme conta a história de uma cigana solitária que tem o dom de fazer perfumes personalizados. O projeto já tem parte dos recursos liberados pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), do Ministério da Cultura.
         Quinteiro recebeu o projeto e prometeu encaminhar a diversas entidades para captar o restante dos recursos. “A cultura cigana é muito rica e ainda desconhecida da maioria do povo paranaense e brasileiro. Vamos ajudar a difundir, até para melhor entendê-los e não discriminá-los”, disse o secretário.
         Participaram também da reunião, Rafael Bremm, da Associação de Preservação da Cultura Cigana de Curitiba e as assessoria da Serc, Andréa Gouveia, Cristina de Andrade e Souza e Joelma Muniz de Santana. 


 Postado por: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário