sexta-feira, 27 de maio de 2011

Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional prepara conferência estadual em Curitiba


         Para colaborar na construção de ações, programas e planos  que promovam a soberania alimentar e planejar a realização das Conferências Municipal, Regional e Estadual, o secretário Especial de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro reuniu-se na semana com representantes do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais (CAOPJDC) do Ministério Público do Paraná.

         Participaram a presidente do Consea, Ângela Martins, e a assessora do Ministério Público do Paraná, Dandara dos Santos Damas Ribeiro. Elas vieram propor uma parceria na divulgação das Conferencias, que visam estabelecer diretrizes e prioridades da Política e Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional para municípios e Estados. Nas conferencias também será discutido a implementação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN - nas políticas públicas dos governos.

         Para o secretário Wilson Quinteiro esta participação vai colaborar na construção das ações, programas e planos que promovam a soberania alimentar. “Precisamos avançar na mobilização da sociedade civil para participação nas esferas de controle social visando à universalização das condições de acesso à alimentação” disse o secretário. Para ele, a implementação do SISAN vai promover, de fato, o direito às condições adequadas de alimentação e saúde.

“Com o reconhecimento da alimentação como um direito constitucional, teremos a oportunidade  de garantir uma alimentação adequada e saudável, através das ações de governo nas áreas como agricultura, saúde, educação, assistência social, trabalho e meio ambiente”, explicou a presidente do Consea. Para ela, neste direito, é fundamental considerar as especificidades culturais dos povos indigenas, quilombolas e povos de comunidades tradicionais.

Postado por: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário