sexta-feira, 8 de abril de 2011

Termo de Cooperação com Universidades Estaduais possibilitará desenvolvimento de políticas públicas concretas para municípios

A Secretaria Especial de Relações com a Comunidade (Serc) formalizou nesta quinta (07) e sexta-feira (08) termo de cooperação com as universidades estaduais de Guarapuava (Unicentro) e de Cascavel (Unioeste), para realização de projetos e programas visando o desenvolvimento de políticas públicas. Em Guarapuava, o termo foi assinado ontem pelo secretário Wilson Quinteiro e pelo reitor Vitor Hugo Zanette e contou com as presenças do vice-reitor Aldo Nelson Bona, do coordenador do Paraná em Ação, Marcírio Machado Sobrinho e de autoridades da comunidade universitária e regional.

O mesmo termo de cooperação foi assinado nesta sexta-feira (08) com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná, em Cascavel. Nos dois eventos o secretário Quinteiro fez questão de salientar o novo formato de gestão do Governo do Estado, utilizando a excelência científica e tecnológica das universidades como instrumento para desenvolver políticas públicas concretas. “Vamos utilizar o talento, o conhecimento e a capacidade das universidades para promover o desenvolvimento dos municípios. É o encontro do conhecimento com as necessidades”, disse o secretário.

O secretário Wilson Quinteiro explicou ainda que muitos recursos estaduais, federais e inclusive internacionais, não chegam às comunidades por falta de projetos concretos. “Buscamos na competência de professores e servidores a possibilidade de elaboração dos projetos”, afirmou. Ele citou como exemplo, o interesse da Ucrânia em desenvolver projetos no Estado, uma vez que a maior colônia de Ucranianos do Brasil esta radicada no Paraná. Além da troca cultural, a Ucrânia tem interesse em instalar no Estado uma indústria farmacêutica para produção de insulina.
O reitor da Unicentro, Vitor Hugo Zanette salientou a importância do Governo do Paraná em utilizar as universidades estaduais como ferramentas para o desenvolvimento de políticas públicas. Ele lembrou ainda que, na última edição do Paraná em Ação desenvolvida na Unicentro (em 2006, em Guarapuava), quase 45 mil atendimentos foram realizados nos diversos serviços prestados pelo programa, atingindo cerca de 15 mil pessoas de inúmeros municípios da região.
Cascavel – No evento de hoje, na Unioeste, o Reitor Alcibiades Luiz Orlando destacou a dimensão extensionista da Universidade. “Nós somos uma instituição pública e, por isso, temos o compromisso de atender as demandas da sociedade”, disse Alcibíades. Ele também afirmou que a intenção da universidade é de ampliar cada vez mais a atuação da instituição no espaço regional. Assinaram como testemunhas o vice-reitor, Benedito Martins Gomes e o Pró-Reitor de Extensão, Wilson João Zonin.
Para o coordenador do Paraná em Ação, Marcírio Machado Sobrinho, as parcerias irão beneficiar, especialmente, a Associação dos Municípios do Paraná, que contará com trabalhos realizados por uma academia de excelência. “Com apoio das universidades, o programa ganhará com qualidade e redução de custos”, disse o coordenador.
O mesmo termo de cooperação já foi firmado com as universidades estaduais de Ponta Grossa (UEPG), de Maringá (UEM) e de Londrina (UEL).

Publicado por: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário