quarta-feira, 20 de abril de 2011

Alunos das Escolas Estaduais Indígena Mbyja Porá e Almirante Tamandaré comemoram juntos o Dia do Índio

A escola indígena Mbyja Porá, da aldeia Tekoha Marangatu, do município de Guairá comemorou ontem (19) o dia do índio recebendo os alunos, pais e professores da Escola Estadual Almirante Tamandaré. O evento foi organizado pelo cacique da aldeia, Inácio Martins e pela Delegacia Fluvial de Guaíra da Marinha do Brasil, e contou com a parceria do Governo do Estado, através da Secretaria Especial de Relações com a Comunidade (Serc), Exército Brasileiro, Universidade Paranaense (Unipar), campus de Guairá, Prefeitura Municipal e Rádio Guaíra. 
 
Durante todo o dia os alunos das duas escolas participaram de jogos pedagógicos, futebol e teatro com direito a pipoca e picolé. Eles também receberam atendimento odontológico e assistiram palestras sobre saúde, tecnologia em gestão ambiental e informática. No almoço, as crianças, seus familiares e professores se serviram de uma “galinhada”, preparada  especialmente para a ocasião.

 Jessé Ortiz, da terra indígena Tekoha Marangatú, de treze anos, estava muito feliz com a festa. “Hoje foi um dia muito legal, por que recebemos visita dos parentes de outras aldeias e de crianças não indígenas de outra escola, jogamos bola com eles e fizemos dança com apresentação da nossa cultura”, disse.
Jessé ainda comenta a importância da escola na terra indígena: “Aqui temos professores indígenas, nossos parentes e é muito bom estudar com eles, que entendem nós [alunos indígenas]. Nossos pais participam da escola e o cacique também, assim a escola tem o nosso jeito”, falou o aluno.

 O Capitão-de-Corveta Elígio Guimarães de Moura, Delegado Fluvial de Guairá explicou que a Marinha possui como tarefa secundária a participação em eventos comunitários. “Foi realmente um dia muito especial, pois conseguimos juntar em um só evento uma diversidade imensa de aprendizados, ensinamentos, trocas de culturas, interações e principalmente demonstrar para o povo indígena que reconhecemos o seu grande valor na nossa história e na nossa sociedade” disse o capitão-de-corveta.
Para a assessora para Assuntos Indígenas da Serc, Andréa Gouveia, a interação dos alunos das duas escolas e da comunidade foi muito importante. “O contato e o conhecimento com outros costumes e culturas gera o respeito pela diversidade étnica”, falou Andréa.  O evento contou com a participação de aproximadamente 700 pessoas entre índios e não índios.

Publicado por: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário