quarta-feira, 20 de abril de 2011

No Dia do Índio, secretário destaca diálogo com comunidades

 O Dia do Índio é lembrado nesta terça-feira (19) em todo o País. Para o secretário estadual de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro, o Paraná este ano tem a comemorar a abertura de um diálogo permanente entre o governo e as comunidades indígenas do Estado. Encarregado pelo governador Beto Richa desse contato, Quinteiro destaca, entre outras ações já encaminhadas nos primeiros três meses de governo, a organização de um seminário marcado para os dias 26 a 28 deste mês, com a participação de lideranças indígenas de todo o Estado.
O seminário, que acontecerá em Curitiba, foi proposto pelo secretário, para que as lideranças possam apresentar as necessidades de suas comunidades a representantes de instituições federais e estaduais. Vão participar representantes da Arpinsul, Conselho Indígena do Paraná, Conselho Indígena Regional de Guarapuava, Secretaria da Educação, os 44 caciques das Terras Indígenas do Paraná e representantes de instituições públicas. O documento resultante do encontro será encaminhado ao governador Beto Richa.

A Secretaria de Relações com a Comunidade também vai realizar, ainda no primeiro semestre, um mutirão para visitar todas as terras indígenas do Estado. “Vamos formar uma caravana, envolvendo as universidades estaduais, com o objetivo de colher dados para a elaboração de políticas públicas e projetos que viabilizem recursos das áreas estadual, federal e até internacional, para que o indígena tenha seus direitos constitucionais respeitados”, disse o secretário.

A secretaria também está acompanhando as reuniões com a Procuradoria da República para resguardar os direitos das populações indígenas afetadas ou impactadas pela construção da Usina Hidrelétrica de Mauá, a ser instalada no rio Tibagi, entre os municípios de Ortigueira e Telêmaco Borba.

Quinteiro informou também que está em discussão a construção de uma Casa de Passagem, para garantir um local de repouso e alimentação aos indígenas de passagem por Curitiba. O secretário já tratou do assunto com o Ministério Público, Secretaria de Estado da Educação, Cohab, Cohapar, Funai e Fundação de Ação Social de Curitiba.

O Paraná abriga os remanescentes indígenas das etnias guarani, xetá e caingangue.

COMEMORAÇÕES – A terra indígena Tekoha Marangatu, do município de Guaíra, comemora o Dia do Índio recebendo as lideranças de 5 aldeias para palestras sobre saúde, legislação e educação ambiental. As crianças ganharam uma programação especial, com brincadeiras pedagógicas e teatro. O encontro é promovido pela Emater e reúne moradores das terras indígenas Tekoha Añetete, Itamarã, Tekoha Aragualu e Tekoha Vy’a Renda Poty.

A coordenadora de Assuntos Indígenas da secretaria, Andréa Gouveia, salienta a importância dessas confraternizações. “Aqui em Guaíra, as lideranças indígenas aproveitam para discutir as reivindicações que serão levadas ao Seminário Estadual que será realizado no fim de abril, em Curitiba”, explicou.

Andréa participa nesta quarta-feira (20), em Guaíra, da Assinatura de Contrato entre a Cooperativa Nacional de Abastecimento (Conab) e a comunidade quilombola que passará a fornecer alimentos básicos às comunidades indígenas de Guaíra. O contrato será assinado na comunidade quilombola localizada na Estrada Capelinha, km 3, Maracaju dos Gaúchos, no município de Guaíra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário