As reuniões técnicas seguem de hoje (26) até sexta-feira (29) e reúnem os 42 caciques das Terras Indígenas do Paraná.
O secretário Especial de Relações com a Comunidade (SERC), Wilson Quinteiro participou na manhã de hoje (26), no Hotel Villagio, no centro de Curitiba, da abertura das IV e V Reuniões Técnicas para avaliação da implantação da proposta do curso de agropecuária para indígenas. A reunião foi aberta pelo vice-governador e secretário de Estado de Educação, Flavio Arns e contou com a presença de 42 caciques das etnias Kaingang, Xetá e Guarani que integram as Terras Indígenas do Paraná.

Paralelamente à reunião técnica, a coordenadoria para assuntos indígenas da SERC e o departamento da diversidade da SEED vão assessorar as reuniões dirigidas pelo presidente do Conselho Indígena, Eloy Jacintho e pelo dirigente da Arpinsul, Sebastião Lucas, no levantamento do diagnóstico e demandas das comunidades indígenas.
A reunião foi proposta pelo secretário Wilson Quinteiro, que desde fevereiro tem recebido suas solicitações. “As lideranças indígenas querem ser consultadas na formulação de políticas públicas do Estado” disse o secretário.Eles pedem que as estratégias de atuação, a elaboração e a viabilização dos projetos e demais ações devem partir do diagnóstico da situação de cada aldeia, sempre respeitando os aspectos culturais de cada povo e a realidade de cada região. “E a reunião de todos os caciques neste evento da SEED é o momento ideal para a discussão de suas reivindicações” avaliou o secretário.
Postado por: Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário