terça-feira, 26 de abril de 2011

Quinteiro participa da abertura de encontro dos povos indígenas em Curitiba

As reuniões técnicas seguem  de hoje (26) até sexta-feira (29) e reúnem os 42 caciques das Terras Indígenas do Paraná.
O secretário Especial de Relações com a Comunidade (SERC), Wilson Quinteiro participou na manhã de hoje (26), no Hotel Villagio, no centro de Curitiba, da abertura das IV e V Reuniões Técnicas para avaliação da implantação da proposta do curso de agropecuária para indígenas. A reunião foi aberta pelo vice-governador e secretário de Estado de Educação, Flavio Arns e contou com a presença de 42 caciques das etnias Kaingang, Xetá e Guarani que integram as Terras Indígenas do Paraná.
O evento é uma promoção do Departamento da Diversidade da Secretaria de Estado da Educação e, durante quatro dias vai discutir com os Conselhos Regionais de Caciques, Associação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpinsul) e SERC a proposta de implantação do Ensino Médio Integrado de Agropecuária para indígenas.
Paralelamente à reunião técnica, a coordenadoria para assuntos indígenas da SERC e o departamento da diversidade da SEED vão assessorar as reuniões dirigidas pelo presidente do Conselho Indígena, Eloy Jacintho e pelo dirigente da Arpinsul, Sebastião Lucas, no levantamento do diagnóstico e demandas das comunidades indígenas.

A reunião foi proposta pelo secretário Wilson Quinteiro, que desde fevereiro tem recebido suas solicitações. “As lideranças indígenas querem ser consultadas na formulação de políticas públicas do Estado” disse o secretário.Eles pedem que as estratégias de atuação, a elaboração e a viabilização dos projetos e demais ações devem partir do diagnóstico da situação de cada aldeia, sempre respeitando os aspectos culturais de cada povo e a realidade de cada região. “E a reunião de todos os caciques neste evento da SEED é o momento ideal para a discussão de suas reivindicações” avaliou o secretário.


Ao final do encontro, na sexta-feira, 29, será produzido um documento com as necessidades e reivindicações dos povos indígenas para ser encaminhado ao governador Beto Richa.





Postado por: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário