sexta-feira, 1 de abril de 2011

Quinteiro recebe representantes da Rede Puxirão dos Povos Tradicionais do Paraná

O secretário Especial de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro reuniu-se nesta quinta-feira (31) com os representantes da Rede Puxirão dos Povos Tradicionais do Paraná para apresentação de relatório de estudo e trabalhos de divulgação da existência destes povos e comunidades no Paraná.


O material foi produzido em co-participação com a Rede Puxirão e o Projeto Nova Cartografia Social dos Povos e Comunidades Tradicionais do Brasil, e também foi apresentado como base no processo de construção de uma política estadual de desenvolvimento sustentável.


Quinteiro salientou que o Governo está aberto às reivindicações de cada segmento.Ele solicitou cópia de decretos de outros Estados e uma minuta para iniciar as discussões da regulamentação.“Vamos buscar informações em outros Estados para que o Paraná também possa contemplar esse segmento”, falou o secretário.

“Com essas reuniões vamos conhecendo a atuação de cada segmento, criando assim condições de promover os meios necessários para sua efetiva participação na comunidade”, disse o secretário. Ele explicou também que a Serc tem algumas limitações de ordem financeira, mas conta com a colaboração de parceiros para elaboração e desenvolvimento de projetos.


A Rede Puxirão é um espaço coletivo de articulação, mobilização e troca de experiências. É formada por grupos culturalmente diferenciados e com formas próprias de organização social. Eles ocupam, usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas geradas e transmitidas pela tradição. Fazem parte da rede os indígenas, pescadores artezanais, quilombolas, cipozeiros, faxinalenses, ilhéus do rio Paraná e praticantes de religiões.

Postado por: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário