quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Judiciário - aumento de salários

Foi definido pela CCJ do Senado o aumento dos salários do Judiciário. Tal aumento terá eficácia nesse mês(metade), e a outra metade, em fevereiro de 2010, se aprovado. O salário dos Ministros aumentará de R$ 24,5 mil para R$ 26, 723,13. O Legislativo também entra na busca de aumento. Terá efeito cascata no âmbito estadual. Ainda há procedimento para efetivação do aumento, pois poderá ocorrer recurso no prazo de 5 dias. Não havendo, vai a plenário, depois à sanção do presidente da República para efetivar o aumento.

Um comentário:

  1. Há tempos que procuro um blog fervoroso e tão providente como este. Parabéns ao autor, este é realmente um dos assuntos mais pendentes no processo de consolidação da democracia e bem estar social dos brasileiros. Poucas pessoas mesmo sabem quanto ganham os afortunados da justiça brasileira e os porquês dessa situação calamitosa e vexatória a qual somos OBRIGADOS a sustentar. Não é de hoje que uma legião de jovens concurseiros se prepara dia após dia em bibliotecas do país para exames de ingressos em órgãos da Justiça afim de abocanhar um cargo cativo para o resto da vida. Enquanto o setor produtivo padece a cada dia com a falta de mão-de-obra especializada a juventude corre da labuta à procura de estabilidade e garantias de status social. No Brasil os juízes federais ganham 26 mil de salário, excluíndo-se as devidas regalias que somadas ultrapassam os 60 mil/mês. Um magistrado têm direito a gozar de míseros dois meses de férias remuneradas e os benefícios se estendem para toda a família. Acho que qualquer pessoa no mundo tem senso de justiça, não é preciso a faculdade de direito para isso. Esta por sua vez serve, em muitos dos casos, para distorcer os verdadeiros conceitos de justiça em favor de uma classe de privilegiados pertencentes ao escalão parasitário da burocracia estatal.
    Vamos ilustrar. Um juiz julga! Um médico ao fazer uma cirurgia, também julga. Certo ? Sim, ele julga qual o método mais adequado à ocasião e condições do seu paciente. Um engenheiro civil julga. Sim, ele julga. Julga qual é o melhor forma de construir um viaduto, por exemplo. Ou seja, no cotidiano dos grandes profissionais, o ato de julgar é normal e corriqueiro, não sendo ele prerrogativa de superioridade frente à outros profissionais. O mais curioso é que mesmo diante de tantos aumentos sucessivos de salário com funcionalismo do judiciário a justiça criminal continua falha, lenta e ineficaz. E por que ? Porque mesmo de posse de um corpo técnico especializado, faltam os agentes fundamentais da justiça como carceiragens dignas e condições decentes de trabalho para os agentes penitenciários. Oras, estás falando de obras , de presídios, de concreto e aço ? Sim. No caso brasileiro a justiça está precisando de engenheiros, arquitetos, empreiteiras para melhorarem o corpo físico do sistema penitenciário, coisas que não são de competência dos burocratas estatais. A lei de mercado ( parametricamente, ela também existe no âmbito governamental) está gritando na porta da justiça brasileira, mas poucos percebem isto. Com tantos profissionais ao dispôr da justiça que não se propoem a mexer com graxa, (porque é feio para a sociedade) só o governo que não percebe o quanto está desperdiçando com salários completamente desvinculados da lei de mercado (e falo da lei de mercado no âmbito de estado).
    Fico indignado mesmo! A justiça, que deveria prezar pelos valores, é a primeira a invertê-los. Começando pela lei de mercado. Se querem ganhar muito, abram um escritório de advocacia. Aceitam o desafio ?

    DUVIDO !

    ResponderExcluir