segunda-feira, 4 de julho de 2011

Quinteiro e vice-governador Flávio Arns abrem Encontro das Comunidades Quilombolas em Curitiba

      Começou  nesta segunda-feira (04), em Curitiba, o I Encontro Estadual das Federações das Comunidades Quilombolas do Paraná, que vai discutir até amanhã (05), a organização de políticas públicas de atendimento às comunidades quilombolas. E no dia 6, começa o Seminário de Ações Inte gradas do Programa Brasil Quilombola. Os dois eventos são promovidos pelas secretarias de Relações com a Comunidade e da Educação e o Ministério do Desenvolvimento Social.
         O objetivo do Encontro, é a apresentação das demandas da população quilombola à gestores municipais, estaduais e federais. Para a diretora de programas da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Silvany Euclênio Silva, o Estado tem que rever a aplicação das políticas públicas para que elas cheguem às comunidades quilombolas. “Mas o mais importante é a titulação das terras e, para isso, a  SEPPIR está levantando a situação das comunidades quilombolas no Brasil e estamos iniciando o mapeamento da situação do Paraná”, disse Silvany. Atualmente, estão certificadas mais de 4 mil comunidades no Brasil. No Paraná são 36 comunidades certificadas e em sua grande maioria em locais isolados.
        O secretário Especial de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro também  salientou a necessidade de titulação das terras para que os desdobramentos das políticas públicas tenham realmente significado. “Neste momento, buscamos tirar uma pauta de atuação para articulação das políticas públicas no Governo. Aspectos importantes como a capacitação produtiva, acesso à escola e muitas outras questões já são de conhecimento do governo Beto Richa, que abriu a possibilidade de aproximação das comunidades quilombolas. Este governo quer primeiro ouvir as comunidades e os setores para que as políticas públicas possam ser desdobradas, de um modo realmente democrático”, disse o secretário.
         Segundo o vice-governador e secretário da Educação, Flavio Arns, esse encontro é o ponto de partida para a mudança da situação das comunidades quilombolas. “Não queremos que esta seja apenas mais uma  reunião que não traga resultado concreto. Depois desse encontro vamos constituir um grupo permanente de trabalho para a efetivação das políticas públicas, com um plano de trabalho, com divisão de  responsabilidades e metas para que  numa próxima reunião possamos apresentar resultados e avanços”, disse Arns. O vice-governador também salientou a necessidade do trabalho conjunto dos gestores com as comunidades quilombolas. “São eles que sabem de suas demandas e reais necessidades”, disse o vice-governador.
  
         Apresentação cultural – A cerimônia de abertura contou com a apresentação do grupo Companhia de Música e Dança Afro, da Comunidade Quilombola Invernada Paiol de Telha, de Guarapuava. O grupo tem 5 anos e é formado por crianças, adolescentes e mulheres da comunidade. Foi premiado duas vezes pelo Ministério da Cultura e está de acordo com a Lei 10639, que trata do ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas, através de workshops, oficinas de dança, modelagem afros em cabelos, entre outros.

Postado por: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário