Começou nesta segunda-feira (04), em Curitiba, o I Encontro Estadual das Federações das Comunidades Quilombolas do Paraná, que vai discutir até amanhã (05), a organização de políticas públicas de atendimento às comunidades quilombolas. E no dia 6, começa o Seminário de Ações Inte gradas do Programa Brasil Quilombola. Os dois eventos são promovidos pelas secretarias de Relações com a Comunidade e da Educação e o Ministério do Desenvolvimento Social.
Segundo o vice-governador e secretário da Educação, Flavio Arns, esse encontro é o ponto de partida para a mudança da situação das comunidades quilombolas. “Não queremos que esta seja apenas mais uma reunião que não traga resultado concreto. Depois desse encontro vamos constituir um grupo permanente de trabalho para a efetivação das políticas públicas, com um plano de trabalho, com divisão de responsabilidades e metas para que numa próxima reunião possamos apresentar resultados e avanços”, disse Arns. O vice-governador também salientou a necessidade do trabalho conjunto dos gestores com as comunidades quilombolas. “São eles que sabem de suas demandas e reais necessidades”, disse o vice-governador.
Apresentação cultural – A cerimônia de abertura contou com a apresentação do grupo Companhia de Música e Dança Afro, da Comunidade Quilombola Invernada Paiol de Telha, de Guarapuava. O grupo tem 5 anos e é formado por crianças, adolescentes e mulheres da comunidade. Foi premiado duas vezes pelo Ministério da Cultura e está de acordo com a Lei 10639, que trata do ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas, através de workshops, oficinas de dança, modelagem afros em cabelos, entre outros.
Postado por: Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário