terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Programa federal oferecerá 100 mil bolsas de estudo

Pouco mais de R$ 3 bilhões serão investidos em bolsas de estudos para graduação e pós-graduação até 2015. O objetivo do programa federal Ciência sem Fronteiras é, em parceria com instituições estrangeiras, oferecer oportunidades a estudantes fora do país e atrair pesquisadores para o Brasil, contribuindo para a formação de recursos humanos e proporcionando reflexos positivos na qualidade do ensino no país. Serão oferecidas 100 mil bolsas de diversas modalidades com o apoio da iniciativa privada, que ficará responsável por cerca de 25% dos benefícios.
Durante o lançamento oficial do programa, na terça-feira passada, foram lançados 11 editais, que oferecem 12,5 mil vagas para graduação-sanduíche, tecnólogos, doutorados plenos e sanduíche, além de editais para pesquisadores estrangeiros participarem de pesquisas em instituições de ensino superior brasileiras. As inscrições podem ser feitas até 15 de janeiro de 2012.
Seis empresas firmaram parceria para garantir o financiamento das bolsas. Elas vão passar o valor integral às agências de fomento de pesquisa brasileiras – Coordenação de Aperfeiçoa­men­­to de Pessoal de Nível Su­­pe­­rior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) –, que farão o repasse aos alunos. Já confirmaram participação a Federação Brasileira de Bancos (6,5 mil bolsas), a Confederação Nacional das Indústrias (6 mil), a Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústria de Base (5 mil), a Petrobras (5 mil), a Eletrobras (2,5 mil) e a Vale do Rio Doce (1 mil).
Detalhes
A oferta de vagas é ampla, mas a procura pode ser menor que a esperada. “Para que o aluno seja aprovado e cumpra os requisitos do edital, precisa ter alto grau de competitividade e agora, precisamos ir atrás de alunos que preencham esse perfil”, avalia o assessor de Relações Internacionais da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Carlos Siqueira.
Os editais oferecem vagas em universidades da Alemanha, Itália, Reino Unido, França, Es­­tados Unidos e Canadá. Os alunos selecionados ganham passagens de ida e volta, além da isenção de taxas escolares. Recebem também bolsas de estudo durante o período de estada no exterior e seguro saúde. O período de permanência fora do país depende do edital e da disponibilidade das instituições que receberão os alunos.
“O programa é interessante porque grandes universidades estão sendo requisitadas. Isso vai facilitar a aproximação delas com as instituições brasileiras e isto é muito positivo porque vai internacionalizar as pesquisas nacionais”, comenta Siqueira.
O programa elencou campos prioritários, que envolvem formações nas áreas de exatas e tecnologia. Os cursos relacionados à área de Humanas, como Economia, Letras, Filosofia e Ciências Sociais, por ora, ficaram de fora. “Mas o compromisso do governo é estudar uma maneira de incluir também essa área, em um segundo momento do programa”, garante o assessor.
De acordo com ele, a principal barreira é a proficiência no idioma dos países que participam do programa. “Vemos que muitos alunos não têm o domínio da língua estrangeira e teremos de fazer um esforço neste sentido”, considera.

Fonte: Gazeta de Maringá

Um comentário:

  1. Olá Wilson Quinteiro!
    Sempre é hora de combater a dengue. Juntos podemos mobilizar a população sobre a importância de se prevenir contra o mosquito Aedes aegypti, mantendo hábitos simples como limpar calhas, caixas d’água, recolher o lixo e nunca deixar pneus ao ar livre para não juntar água.
    Por isso, faça um post nas Redes Sociais, divulgue a hastag #combatadengue e compartilhe essa informação com seus amigos, parentes e vizinhos. A sua contribuição é fundamental para o sucesso desta campanha.
    Caso tenha interesse em divulgar algum material da campanha, entre em contato através do e-mail comunicacao@saude.gov.br.
    Saiba mais sobre a campanha no site: www.combataadengue.com.br
    Você também pode nos seguir no Twitter: www.twitter.com/dengue_MS
    Estamos também no Facebook! Confira: www.facebook.com/minsaude?sk=app_110819375702256


    Obrigado,
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir