segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Oficinas foram a atração do Paraná em Ação no Bairro Novo em Curitiba



A comunidade do Bairro Novo, região Sul de Curitiba, aproveitou a realização do programa Paraná em Ação para usufruir dos serviços oferecidos no evento pelos diversos órgãos do Governo do Estado e da Prefeitura de Curitiba
O programa, do Governo do Estado, foi desenvolvido pela Secretaria de Relações com a Comunidade com o objetivo de dar oportunidade do exercício da cidadania plena, principalmente a população menos favorecida. “È a oportunidade de resgate da cidadania, onde o Estado vai ao encontro das pessoas”, disse o secretário Estadual de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro.

Edson Luiz Arantes, que coordena toda a programação e o trabalho dos parceiros do evento salientou a importância do trabalho conjunto para o sucesso do evento. “Além da emissão gratuita de documentos, como carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho, o programa oferece atrações para toda a família, explica Edson Arantes.
Para as crianças a atração foi a Vendinha do Fisco, onde crianças de até 13 anos aprenderam sobre a importância da nota fiscal. Só no domingo, 150 crianças passaram pelo estande da Receita Estadual. Em grupos, elas assistiram a uma palestra e participaram de brincadeiras. Ao final, receberam um brinde da Receita Estadual. “Para as crianças que tem computador em casa, entregamos uma mochila e a cartilha De Olho na Cidade, mais o DVD Que Nem Gente Grande. As que não possuem computador, levam a mochila e as duas cartilhas”, explicou o auditor fical da Receita Estadual, Carlos Dall'Agnelo.
Câncer de Mama – Uma parceira que se juntou ao programa no evento de Curitiba foi o Instituto Humanista de Desenvolvimento Social - Humsol, com a oficina de prevenção de câncer de mama. Através da montagem de um chaveiro – o Chaveiro da Vida -, as orientadoras transmitem informações sobre o câncer, que é formado por quatro peças: três bolinhas e um coração.
A primeira delas representa o nódulo em seu estágio inicial, quando ainda é menos agressivo, a segunda equivale ao tamanho médio, quando já houve evolução, e a terceira bolinha representa o nódulo maior, que atinge mulheres que raramente realizam os exames preventivos. Por fim, o coração é o símbolo da luta contra o câncer. “Acreditamos que enquanto estiver pulsando, há vida e esperança para lutar”, explicou Tânia Mary Gomez, presidente do Instituto e idealizadora do Cahveiro da Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário