segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Paraná em Ação no Bairro Novo em Curitiba faz 40.787 atendimentos



Entrada principal.
Aproximadamente 11.500 pessoas visitaram o Paraná em Ação realizada no último fim de semana (3 e 4) no Bairro Novo , em Curitiba. Durante os dois dias, foram feitos 40.787 atendimentos, entre eles, a emissão de 957 documentos, como carteiras de identidade, CPFs e carteira de trabalho. Outros 7.596 mil atendimentos foram prestados na área de saúde, com exames de urina, colesterol, glicemia e aferição de pressão arterial, avaliação física e testes de acuidade visual e de monoximetria e orientações sobre tabagismo.

Nesta edição, o Paraná em Ação contou com a participação da Defensoria Pública do Estado. “Foi a primeira participação da Defensoria Pública Estadual como instituição regulamentada e a procura por seus serviços foi muito grande”, disse o secretário de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro.


Estande de atendimento Defendoria Pública.


Justiça Estadual - O estande da Defensoria Pública do Estado (DPE) ficou lotado nos dois dias de atendimento. Foram atendidas 242 pessoas e ajuizadas 50 ações. Para a Defensora Pública Geral do Estado, Josiane Fruet Bettine Lupion, o atendimento no Paraná em Ação é muito gratificante. “È a Defensoria Pública chegando aos bairros de Curitiba através do Paraná em Ação. Esta é a nossa primeira participação no programa como órgão oficialmente implantado e espero que esta parceria continue nos próximos eventos”, disse Josiane.

A DPE realizou atendimento nas áreas de família, com ajuizamento de ações de divórcio, guarda, alimento e regulamentação de visita de menor; na área cível, com ações de investigação de paternidade, retificação e regularização de certidão de nascimento. Além disso, prestou outras orientações jurídicas como o pedido de divórcio de uma brasileira que conheceu um afegão pela Internet e se casou por procuração. “É um caso bem interessante. A mulher quer o divórcio por que o marido quer casar com outra para ter filhos e ela não aceita que o marido tenha outra mulher”, contou a Defensora Pública.

Crianças - O Núcleo de Proteção à Criança e Adolescente Vítima de Crime (NUCRIA) orientou mais de 1.700 crianças e adolescentes, por meio da distribuição de folders educativos e preventivos. “Muitos pais também ouviram as orientações”, disse a delegada Eunice Bonome.


Espaço do NUCRIA.

Outro estande que chamou a atenção das crianças foi o do Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (SICRIDE). A delegada Daniele de Oliveira Serigheli explicou que as orientações são repassadas por meio de um gibi e de uma oficina. “Tiramos a foto da criança, que depois de pintar e enfeitar o porta- retrato com as figuras da Turminha da Segurança já impressas, cola sua foto e passa a fazer parte da Turminha”. Em torno de 800 crianças de Bairro Novo, em Curitiba, se divertiram pintando o porta-retrato.

Os recreacionistas do Sesc de Curitiba atenderam, durante os dois dias do programa, 8 mil crianças que brincaram nas camas elásticas e no tobogã instalados no jardim do Parque do Semeador. O educadores da Fundação de ação Social, da Prefeitura de Curitiba enfeitaram outras 800 crianças com pintura no rosto. No estande da Copel, crianças e adultos aprenderam cantando com a “Maria Luz” e com o “Energildo”, sobre os perigos da energia elétrica e as formas de prevenir acidentes.
E no domingo pela manhã, a comunidade do Bairro Novo divertiu-se com o show da dupla sertaneja Willian e Renan. Durante duas horas, a dupla cantou e brincou com a platéia, que fazia coro de suas música.


Apresentação da dupla Willian e Renan.

No encerramento, Quinteiro destacou as parcerias do programa. Segundo ele, a soma de esforços e competências faz o sucesso do Paraná em Ação. Ao final, o secretário Wilson Quinteiro e o coordenador do programa Paraná em Ação, Edson Luiz Arantes, agradeceram o trabalho e empenho de todos que dedicaram tempo e serviço em prol de uma comunidade que necessita da presença das instituições públicas e dos serviços básicos da cidadania mais próximo dela.

Um comentário:

  1. DR.WILSON, A DEFENSORIA PUBLICA PODE DEFENDER O CIDADÃO QUE JÁ PAGOU DURANTE MUITOS ANOS JUROS ALTISSÍMOS AOS BANCOS E AGORA SEM SAÍDA NÃO TEM O QUE FAZER A NÃO SER SE TORNAR UM DEVEDOR ETERNO OU SEJA VIVER SOMENTE PARA PAGAR JUROS AOS BANCOS????
    MINHA CONTA SÓ CONSIGO PAGAR OS JUROS E DIVIDA SÓ AUMENTA O QUE FAZER???
    JÁ NÃO TENHO MAIS ANIMO PRA NADA E VEJO NO SENHOR UMA ESPERANÇA, POIS SEMPRE DEFENDE O POVO CONTRA OS MAIS FORTES.
    POR FAVOR RESPONDA MEU COMENTARIO.
    OBRIGADO.

    ResponderExcluir