sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Gás natural veicular reduz em 50% gastos com combustíveis



Os motoristas que buscam alternativas para tornar o transporte mais barato têm no gás natural veicular (GNV) a opção mais econômica, com outras vantagens. De acordo com o Gerente de Vendas Industrial e GNV da Compagas, Justino Pinho, considerando o rendimento médio dos automóveis e o preço dos combustíveis (recente reajuste em torno de 8% no preço da gasolina), a economia com o GNV é em média de 50%.

“O GNV rende mais. Enquanto os carros abastecidos com gasolina e etanol tem rendimento entre 10 e 7 quilômetro por litro, respectivamente, o GNV apresenta um rendimento de 13 quilômetros por metro cúbico ao preço médio de R$ 1,729 por metro cúbico, o que garante mais economia aos consumidores”, afirma Pinho. 

Outro benefício concedido no Paraná é o desconto de 60% no valor do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para os veículos com GNV. Enquanto carros abastecidos por gasolina e álcool pagam 2,5% sobre o valor do automóvel, os proprietários de carros com GNV pagam 1%.

POSTOS – A Compagas, empresa do Governo do Estado, fornece o gás natural para 39 postos, em Curitiba, Campo Largo, Colombo, São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Paranaguá e Pinhais. De acordo com dados do Detran de setembro, há 32.513 veículos com GNV no Estado.

Com um metro cúbico de GNV é possível rodar mais quilômetros que com um litro de etanol ou gasolina (em termos de energia, 1 metro cúbico de gás natural equivale a 1 litro de gasolina ou etanol). Se um carro médio roda na cidade cerca de 7 quilômetros com 1 litro de etanol ou cerca de 10 quilômetros, se estiver usando a gasolina, esse mesmo veículo passa a rodar no mínimo 13 quilômetros com 1 metro cúbico de gás natural. A economia nos gastos com combustível, incluindo o melhor rendimento do gás e seu preço, é da ordem de 50%.


Fonte:AEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário